“Minha namorada não me dá a mesma atenção que dou a ela”

Imagem de capa - “Minha namorada não me dá a mesma atenção que dou a ela”

O aluno Terencio diz que tem se esforçado para ser feliz com sua namorada. Ele cita o livro Namoro Blindado, de Renato e Cristiane Cardoso, e afirma que busca aplicar o que aprende com ele. Apesar disso, ele pede ajuda aos dois porque se incomoda com a falta de romantismo e de atenção de sua namorada.

TERENCIO – Estou lendo o livro Namoro Blindado e tenho aprendido muita coisa com ele, mas preciso de ajuda. Minha namorada não me dá a mesma atenção que dou a ela. Ela também é muito fechada e não expressa o que sente. Procuro fazer tudo para agradá-la e ser quem ela espera que eu seja para um futuro casamento. Contudo nosso namoro não tem nenhum romantismo da parte dela. Gostaria de saber como agir nesta situação.

CRISTIANE – Se a reclamação é porque sua namorada não fica falando que o ama a toda hora, você está errando por querer isso da parte dela. Talvez sua namorada já tenha aprendido o amor inteligente e sabe que a mulher que se valoriza não fica se entregando, elogiando nem fazendo muita coisa pelo namorado antes do casamento. Eu fiz isso com o Renato. Eu não era de ficar falando palavras românticas para ele.

RENATO – A Cristiane me fez suar.

CRISTIANE – Eu precisava saber se o Renato realmente me amava, queria que ele corresse atrás de mim, que mostrasse o quanto estava interessado em mim e não queria dar o braço a torcer.

RENATO – Ao mesmo tempo, a Cristiane não era fria.

CRISTIANE – Se a sua namorada é uma pessoa fria, que não fala o que sente ou se é fechada, pode ser um problema. Se você, porém, reclama porque ela não fica lhe mandando “bom-dia” todo dia pelo WhatsApp nem dizendo que ama você, não chega a ser um problema. Isso só revela que ela não deve ser como a maioria das meninas que fica 24 horas disponível para
o namorado.

RENATO – Toda pessoa tem seu jeito de expressar amor. Algumas pessoas são muito românticas e gostam de deixar bilhetinho, de fazer surpresas amorosas, marcar as datas mais importantes para ela, etc. Elas valorizam os pequenos gestos, mas nem todo mundo é assim. Tem o outro extremo: elas não colocam nenhum valor nessas coisas, não fazem questão nenhuma disso, exatamente porque não gostam de uma data específica para demonstrar o que sentem, por exemplo. São dois extremos e que devem ser respeitados. Entenda que há pessoas que expressam o que sentem de forma declarada e outras que expressam de outra maneira. Algumas são mais românticas e atenciosas e outras mais pontuais. Talvez sua namorada tenha crescido em uma família em que nunca viu o amor ser expressado. Você tem que observar a família dela. Será que ela cresceu vendo amor e carinho da parte do pai dela? Ou será que ela viu o contrário: um marido e um pai severo e teve um ambiente de casa mais militar do que familiar? Tudo isso pode tê-la influenciado e não quer dizer que ela seja uma má pessoa. Se você não quiser conviver com esse tipo de pessoa no futuro, então é melhor não continuar com ela.

CRISTIANE – Você diz que já é mais romântico. Então, se ela é de outro jeito, isso vai equilibrar o relacionamento. Imagine se os dois fossem do mesmo jeito. Vocês competiriam para saber quem falaria mais palavras bonitas. Se ela não é como você, isso não é um problema. Hoje em dia, as pessoas são muito mal- acostumadas em relação ao romantismo. Antigamente, durante o namoro, o casal não se falava todos os dias. Então, havia saudade e respeito. Um não mandava na outra pessoa e não queria saber tudo o que acontecia no dia dela. Atualmente, as pessoas querem que o namoro seja como em um casamento. Falam como se a outra pessoa lhes pertencesse e não é assim. No entanto, se a sua namorada for uma pessoa que não fala o que está dentro dela, você não tem como conhecê-la melhor e isso pode prejudicar o relacionamento.

RENATO – Como você está lendo o livro Namoro Blindado, quero chamar sua atenção. Não sei se já leu os capítulos 13 ao 17, que mostram como conduzir o namoro e como conhecer o namorado ou a namorada. Preste atenção neles e faça as tarefas.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images