“Minha esposa é muito ligada ao celular”
No programa Escola do Amor Responde, um aluno reclama que a esposa dele não lhe dá carinho e atenção. Ele também alega que ela passa boa parte do tempo no celular quando estão juntos e isso o incomoda. Ele quer saber qual é o posicionamento que deve adotar nessa situação. Confira os conselhos de Renato e Cristiane Cardoso.
ALUNO – Gosto de dormir abraçado, mas minha esposa não gosta. Eu gosto de atenção e carinho, porém, minha esposa é fria. Além disso, ela é muito ligada ao celular, passa muito tempo conectada ao aparelho e isso me incomoda.
CRISTIANE – Esse problema é muito comum atualmente. Como se os casais não tivessem problemas suficientes, agora o celular fica entre os dois. Você tem razão de não gostar que ela fique muito tempo no celular. Entretanto ela faz isso porque tem algum problema interior. Pessoas que passam muito tempo no celular e nas redes sociais, falando com todo mundo, têm um problema interno. Esse tipo de pessoa não reserva um tempo para pensar em si mesma, no seu futuro, para se avaliar ou para entender o que está acontecendo ao seu redor. O celular rouba o tempo das pessoas. Sua esposa está casada com o celular e não com você. Esta circunstância está indicando um problema interno e você tem que orar por ela. Provavelmente, você já falou disso com ela. Quando estiver tudo bem, sente e converse. Diga que está preocupado com ela e tente entender o que acontece no interior dela. A questão do abraço e do carinho certamente tem a ver com o celular. Muitas pessoas se desligam da realidade e vivem no mundo virtual porque a realidade dói, traz à memória coisas que elas não querem lembrar e, por isso, elas preferem viver a vida dos outros.
RENATO – Eu gostaria de acrescentar um agravante desse problema do celular. Os sistemas operacionais de celular, os aplicativos e especialmente as redes sociais são projetadas para nos viciar. É importante que você saiba disso. O celular vicia como a nicotina. Os aplicativos são feitos para você ficar o máximo de tempo interagindo por meio das telas. Isso porque a sua atenção custa dinheiro e tem um preço. O tempo que você passa no Instagram é vendido para anunciantes, como ocorre com o Facebook, a Apple, a Amazon e todas as grandes empresas que dependem que você consuma os conteúdos delas. Com isso, elas vendem aos anunciantes a sua atenção. Tendo conhecimento disso, quem é viciado em celular precisa se precaver, estabelecer algumas regras, definir os lugares aos quais não levará o celular e não abrir mão das horas de sono por causa do aparelho. Você está sofrendo no casamento por conta do celular. Por outro lado, pode ser que você seja um grude com sua esposa e acabe se tornando indesejável. Nem todo mundo gosta de viver uma relacão pegajosa, quando o parceiro cobra declarações de amor e carinho o tempo inteiro. Você tem que perceber os limites. Não é porque eu gosto da Cristiane, por exemplo, que eu tenho que obrigá-la a ser igual a mim. Eu gosto de abraçar a Cristiane na hora de dormir, mas há um momento que não consigo ficar mais na mesma posição. Você tem que ter equilíbrio. Quando você cobra uma expressão de carinho que sua esposa não está acostumada a dar, pode ser que ela o considere chato e pegajoso. E você mesmo acaba prejudicando seu relacionamento. Equilibre um pouquinho essa cobrança por atenção. Quando você fica muito em cima, chateia. Quando dá espaço para a outra pessoa, ela toma a iniciativa.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo