Milhares de produtos de higiene são distribuídos em novas penitenciárias de Portugal

Itens foram doados às prisões masculina e feminina de Santa Cruz do Bispo. Veja como foi

Imagem de capa - Milhares de produtos de higiene são distribuídos em novas penitenciárias de Portugal

Recentemente, o grupo Universal nos Presídios (UNP)/Unisocial de Portugal realizou mais uma importante ação no país. Na oportunidade, os voluntários deram continuidade ao trabalho que está sendo realizado nos presídios do país com o objetivo de suprir ainda as necessidades de quem está com a liberdade interrompida.

Mais de 3 mil produtos de higiene, entre eles, gel de banho, shampoo, desodorante, escova e pasta de dente, sabonete e papel higiênico, foram doados ao Estabelecimento Prisional (EP) Masculino e Feminino de Santa Cruz do Bispo, uma antiga freguesia portuguesa do município de Matosinhos.

Segundo o Pastor Francisco Silva, responsável pelo grupo UNP, está sendo muito gratificante toda essa grande mobilização. “Nos sentimos privilegiados, não só eu, como também todos os voluntários e o povo da igreja, porque sem a colaboração deles com os itens, certamente, nada do que está sendo feito seria possível”, disse ele.

Uma quantidade para cada

Dos itens, mil foram destinados ao sistema prisional masculino, o qual possui um pavilhão para regime comum; celas individuais para reclusos que precisam de acompanhamento especial psiquiátrico e um espaço para presos toxicodependentes. As instalações também possuem um alojamento para reclusos em regime aberto. O local é considerado uma prisão de alta segurança.

Durante a ação, estiveram presentes o Bispo Joaquim Fernandes, responsável da Catedral de Vila Nova de Gaia, cidade portuguesa, o Pastor Manoel Fernandes e voluntários da Universal.

Em outro local

Já os outros 2 mil produtos de higiene foram entregues à penitenciária feminina (foto ao lado), atendendo às necessidades de todos as reclusas. Esse estabelecimento prisional adota soluções que vão ao encontro das necessidades atuais do sistema prisional, como por exemplo, celas para mães com crianças, creche e quartos para visitas conjugais.

No dia, além da presença de voluntário do grupo, a distribuição contou com a participação do Bispo Rodrigo Silva, responsável pela Catedral da Universal de Porto, noroeste de Portugal.

Com informações da Universal de Portugal.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Cedidas pela Universal de Portugal