Milhares de crianças atendidas em todo o Brasil

Cerca de meio milhão de doações, incluindo roupas, doces e brinquedos, foi entregue a mais de 250 mil crianças e adolescentes. Saiba como foram as ações

Imagem de capa - Milhares de crianças atendidas em todo o Brasil

Na semana em que foi celebrado o Dia das Crianças, membros da Universal realizaram ações em 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Elas beneficiaram centenas de milhares de filhos de famílias carentes que perderam renda com a crise econômica causada pela pandemia de Covid-19. Foram entregues roupas, brinquedos e doces e oferecidos serviços gratuitos e atividades recreativas a eles.

Data especial
O Dia das Crianças é comemorado, no Brasil, em 12 de outubro. Ele foi instituído em 1924, mas ganhou popularidade no País somente em meados da década de 1950, quando uma marca de brinquedos realizou uma campanha promocional para a época. Desde então, tornou-se hábito presentear os pequenos. É importante lembrar que a data serve especialmente para que a sociedade se conscientize quanto aos direitos básicos assegurados às crianças (segurança, alimentação saudável, educação, respeito, etc.).

Foi com o intuito de atender as necessidades materiais, físicas, emocionais e espirituais de crianças e seus familiares que grupos de voluntários da Universal se organizaram e realizaram a iniciativa.

O programa Universal Socioeducativo (USE), por exemplo, realizou o evento Ser Feliz. Na ocasião, voluntários levaram carinho, atenção e alegria para milhares de crianças que residem em abrigos em todo o Brasil. Essas crianças hoje vivem longe dos pais por terem enfrentado situações de risco como abandono, maus-tratos e negligência.

“Quando se trata de crianças que vivem em abrigos, às vezes, a própria sociedade as condena. Por isso, a ação foi muito importante para mostrar a crianças e adolescentes que eles não estão sozinhos e que foram acolhidos. O resultado foi muito bom. Eles aprenderam que a fé é o caminho para perdoar e mostrar aos pais que é possível ser diferente”, disse o Pastor Ulisses Gomes, responsável pelo USE.

O grupo Universal nos Presídios (UNP), que trabalha diretamente com detentos e acolhe seus familiares, esteve presente em 367 cidades brasileiras. O grupo disponibilizou uma estrutura completa com atividades para toda a família, além de distribuir lanches e brinquedos. O mais importante, porém, foi ofertar conforto e apoio espiritual a todos.

O Pastor Clodoaldo Rocha, responsável pelo grupo, explica qual foi a motivação dos membros do grupo: “nosso objetivo foi que essas crianças, que já passavam muitas dificuldades antes da pandemia, tivessem um dia de lazer e proporcionar momentos de alegria para elas, que já são tão afetadas por conflitos ao terem seus tutores encarcerados. Além disso, queríamos mostrar um caminho diferente do que elas já estão acostumadas e levar a Palavra de Deus para alcançar também seus pais”.

Unisocial Kids
Outro evento nacional em prol das crianças foi o Unisocial Kids, do Unisocial, braço da Evangelização. A ação ocorreu em todo o Brasil e beneficiou mais de 150 mil crianças, que receberam doações e atenção dos voluntários.

Em São Paulo, voluntários do Templo de Salomão compareceram a quatro comunidades. Nelas, mais de mil crianças puderam se divertir com pula-pula, piscina de bolinhas e outras brincadeiras e também receberam lanches, doces, brinquedos e kits de higiene.

“Muitas famílias, antes mesmo da pandemia, já viviam em condições precárias e não teriam condições de proporcionar um Dia das Crianças especial para seus filhos. Não poderíamos ficar de braços cruzados e não contribuir de alguma forma. Nosso objetivo foi proporcionar um dia alegre e marcante para todas as crianças e adolescentes”, afirma o Bispo Leandro Zangarini, coordenador nacional do grupo. “Incentivamos as crianças a fazerem boas escolhas e a colocarem suas vidas nas mãos de Deus, obedecendo-O por meio da Palavra. Afinal, só Ela pode causar uma revolução no interior de cada um.”

Saldo positivo
Cerca de 80 mil voluntários participaram da doação de aproximadamente meio milhão de itens, incluindo roupas, doces e brinquedos. Mais de 250 mil crianças e adolescentes foram atendidos, além de quase 70 mil adultos de suas famílias.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza e Rafaela Rizzo / Foto: cedida