“Meu namorado vai viajar e não quer me levar”

Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Rafaela entrou em contato com os professores Renato e Cristiane Cardoso para dizer que o namorado tem um filho de outra relação e que, de uns meses para cá, ela percebeu que ele quer viajar e não quer levá-la. Ela quer saber se deve continuar o relacionamento ou terminar. Os dois começaram a namorar em janeiro do ano passado e, segundo ela, desde então a ex dele tenta atrapalhar o relacionamento.

RAFAELA – Sou de Teresina, no Piauí. Comecei a namorar um rapaz de 28 anos em janeiro do ano passado e ele tem um filho. Há alguns meses, ele diz que quer viajar e não quer me levar. Eu gostaria de saber se devo prosseguir com o relacionamento ou não. Estou me sentindo excluída. Eu não tenho filhos. A ex-mulher dele manda mensagens no celular e, no começo do relacionamento, ele não me deixava mexer no celular dele. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso.

RENATO – Você é muito insegura e isso está fazendo que imagine coisas, a não ser que haja mais informações que você não nos deu. O fato dele viajar não significa que ele tenha a obrigação de levar você, pois vocês são apenas namorados. Se você suspeita que ele está viajando para fazer o que não deveria, para fazer farra com os amigos ou para ter algum comportamento inadequado para um homem comprometido, aí são outros quinhentos. Ele não levá-la para viajar com ele não quer dizer nada.

CRISTIANE – As pessoas hoje perderam a noção do que é namoro, pois as coisas estão misturadas. A pessoa fica ou namora e já passa a dormir com a outra. E aí, pelo fato de namorar, ela pensa que já pode morar junto, mas os dois não são casados. Essa mistura toda faz você criar expectativas em sua cabeça. Se ele vai viajar, ele tem que levá-la? Se ele tem um celular, você tem que saber o que tem nele? Na cabeça de seu namorado vocês estão apenas se conhecendo. Quando eu comecei a namorar o Renato não havia celular, mas, se nós tivéssemos celulares naquela época, seria muito estranho eu falar: ‘me dá seu celular, eu quero dar uma olhada nele’, porque estávamos nos conhecendo. Esse tipo de situação deveria acontecer mais tarde, quando houvesse um relacionamento mais sério. Antes disso, você tem que conhecer seu namorado. É meio estranho você querer ver o celular dele e viajar com ele, então, nem se fala. Você não tem noção do que é o namoro. Além disso, seu namorado tem um filho, então o que você tem que esperar dele? Que ele seja um bom pai e dê atenção ao filho. Você não está tendo as expectativas certas. Ele tem um filho e você quer que ele decida que o filho não existe porque a criança não é sua, mas dele com a ex. Isso não é justo de sua parte. Você tem que saber colocar as coisas em seu devidos lugares. Ele é um homem que tem um filho e você precisa aprender a se relacionar com um homem que é pai e entender que você não é a única pessoa na vida dele. Quando ele quiser viajar com o filho e dar atenção a ele, você terá que aceitar, pois é apenas a namorada dele.

RENATO-  Você tem que saber que ele vai fazer contato com a mãe da criança. Você precisa ser uma mulher segura para estar em um relacionamento em que a pessoa tem um filho e contato com a mãe da criança. Se você continuar com essa insegurança, isso atrapalhará o relacionamento. Não está acontecendo nada de errado, a não ser que ele esteja namorando você e nunca a tenha apresentado a ninguém da família. Digamos, por exemplo, que a família dele more na cidade para onde ele vai viajar e ele não queira levá-la porque a está escondendo de familiares e amigos – neste caso, ele estaria errado. Leia o livro Namoro Blindado, pois ele dará a você uma visão muito ampla do que se deve fazer e o que tem que acontecer em um relacionamento. O livro vai ensiná-la o que deve ser feito em vários aspectos. Você pode comprá-lo em livrarias ou pelo site namoroblindado.com. Faça este investimento.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: getty images