“Meu marido é preguiçoso para trabalhar”

Imagem de capa - “Meu marido é preguiçoso para trabalhar”

A aluna Mayara disse aos apresentadores do Escola do Amor Responde que está com sérios problemas com seu marido, pois ele tem se mostrado preguiçoso para trabalhar. Ela assumiu as despesas da casa, trabalha e cuida da filha do casal, de apenas 9 meses. Mayara contou que não aguenta mais essa situação e pede ajuda para não deixar o casamento acabar.

MAYARA – Faz dois anos que estou casada e meu marido é preguiçoso para trabalhar. Eu tenho que cuidar da casa, limpar tudo, trabalhar fora, cuidar da minha filha que é bebê e ele não ajuda e só fica jogando videogame. Também não reconhece meu trabalho e me humilha na frente dos parentes. Tenho feito de tudo para mostrar o quanto eu o amo, mas não tenho retorno em nada. Ele nem sequer lava o prato que suja quando come e me faz implorar para conseguir a atenção dele. Preciso de ajuda antes que meu casamento acabe.

RENATO – Não sei se seu marido está deprimido, precisando de ajuda, mas, com certeza, ele não está agindo como uma pessoa normal. Esse é o comportamento de alguém que está muito mal internamente. A pergunta é: ele reconhece isso? Você já se deu conta que o comportamento dele pode não ser por maldade, mas que ele está precisando de ajuda? Então, você já se propôs a ajudá-lo? Nada justifica o que ele está fazendo, mas ele pode estar passando por uma situação séria de depressão ou de outros problemas emocionais ou espirituais.

CRISTIANE – Vamos pensar no que você, como mulher, pode fazer a respeito do problema com o seu marido. Não vamos falar do problema dele, porque não é ele que está pedindo resposta e ajuda, mas você. O que acontece é que muitas mulheres têm um marido que tem um comportamento errado, como o seu marido, Mayara. E, em vez delas dizerem para eles que não vão mais aceitar um comportamento inadequado, elas reclamam e aí se tornam esposa chatas. Um marido desse tipo fecha os ouvidos e não quer conversar. Então, Mayara, você quer resolver os problemas, mas precisa ir devagar para obter uma solução. Você escolheu essa pessoa, casou com ela e provavelmente ela já era assim, então agora você vai ter que pensar em como fazer os ajustes no casamento. Ajude seu marido a enxergar que ele está errado, mas não fale tudo o que ele faz, senão ele não vai querer ouvir nada.

RENATO – Você disse que ele é preguiçoso. Então, você precisa impor limites para ele.

CRISTIANE – Se eu estivesse nesse relacionamento, iria parar de fazer comida para ele. Quando ele perguntasse da comida pronta, eu diria que, se quisesse comer, teria que prepará-la. Eu pararia de ficar pedindo para que ele mudasse. Assim, ele mesmo enxergaria que eu estava aos poucos saindo da relação. Eu diria que se ele não fizesse algo urgente pelo casamento, me perderia.

RENATO – Deixar de comprar o videogame para ele talvez seja um bom início. Se ele não trabalha, então de onde vem o videogame?

CRISTIANE – Veja que você, Mayara, está reclamando, mas possivelmente está dando tudo para seu marido e, dessa forma, investe na preguiça dele.

RENATO – Você está possibilitando a preguiça e a irresponsabilidade dele. Então, você tem que parar de reforçar esse comportamento errado.

CRISTIANE – Não estamos dizendo que a culpa é sua, mas que você não está sabendo lidar com seu marido.

RENATO – Você não está sendo eficaz nas suas atitudes. Então, pare de fazer tudo para ele. Você tem que começar a cortar alguns privilégios que ele tem e mostrar as consequências do comportamento errado dele, ou seja, ele tem que saber que para conquistar alguns benefícios tem que se esforçar.

CRISTIANE – Não é brigando com ele que você vai fazer isso. Estamos falando para você ir tirando os privilégios, saindo do jogo, para que ele veja que está perdendo. Você para de brigar e gritar e mostra que não faz mais questão das coisas, porque já está sabendo quais são as regras.

RENATO – Você passa a agir e a mostrar para ele que, a partir deste momento, será diferente. Converse com ele de maneira tranquila, sem fazer pirraça, sem ataques, sem drama nem choro. Quando ele testar as novas regras, você mostra as consequências. Se você acha que ele é agressivo e pode brigar por isso, você terá que aumentar a consequência e pode até chegar a ter de se retirar de casa, se for preciso. Ele tem de perder você para entender que suas palavras não são só meras palavras, que saem como ar quente da sua boca, mas têm um grande significado.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images