“Meu marido é amigo da ex-amante. O que eu faço?”

A pergunta revela um erro muito comum nos relacionamentos

Imagem de capa - “Meu marido é amigo da ex-amante. O que eu faço?”

Na Escola do Amor Responde desta edição, uma aluna pede ajuda de Renato e Cristiane Cardoso para lidar com o comportamento do marido depois que ela descobriu que ele a estava traindo. A pergunta dela revela um erro muito comum nos relacionamentos: a falta de um posicionamento correto.

Confira as orientações que os professores deram à aluna.

Elaine – Há quatro meses descobri que meu marido estava me traindo. Ele terminou o relacionamento com a amante, mas a manteve como amiga. Eles se falam quase todos os dias. Eu já conversei com ele, mas até agora ele não tomou uma posição quanto a isso.

RENATO – Não sei que tipo de término é esse. Na cabecinha dela o marido terminou com a amante. Ela não entende que precisa tomar uma posição a respeito disso.

CRISTIANE – Existe um erro que é muito comum: pensar que quem errou é que tem que fazer certas mudanças. Assim, coloca-se toda a responsabilidade do que tem de ser feito no relacionamento nas mãos da pessoa errada, justamente de quem errou e não quer se corrigir. No fundo, seu marido quer manter o que ele tinha com a amante e ele sabe que pode porque você não se posiciona. Você só vai ficar brigando, de cara feia, de “mal” e isso passa depois de uns dias. Ele aguenta. Os dois – a pessoa que errou e a traída – têm que fazer alguma coisa. Por exemplo, você pode falar: “se você não vai fazer a sua parte, eu vou fazer a minha, alguma coisa vai acontecer aqui e algo terá que mudar”.

RENATO – Imagine o que acontece se você deixar a decisão da sua vida nas mãos de uma pessoa que está mal, que não está operando seguindo bons princípios e com juízo? Você está deixando a decisão da sua vida nas mãos do seu marido e ele não tem condição nenhuma de decidir nem por ele e muito menos por você. Então, você se engana quando diz que ele até agora não tomou uma posição. Ele já tomou uma posição. Não é a que você quer, mas ele já tomou a decisão dele.

CRISTIANE – Aliás, vocês dois já tomaram suas posições. Você também já tomou a sua: de aceitar. Apesar de falar que não aceita a situação, você está tolerando quando deixa tudo como está. Essa também é uma posição.

RENATO – Ao continuar falando com a amante, ele está tomando uma posição: ele quer continuar com a amante. Quando você não faz nada, apesar de saber que ele está falando com a amante, você também está tomando uma posição, que é a seguinte: “vou tolerar isso porque eu o amo tanto que estou disposta a esperar que ele decida entre nós duas”. Esta é a sua posição. Então, se você quer uma mudança, a sua posição correta deveria ser: “fui! Você não me valorizou, não me respeitou, me traiu e, por isso, você não me merece. Saia desta casa”. Ou, se a situação não permitir que isso ocorra, é você quem deve se retirar. Não precisa fazer discurso para explicar a ele por que está saindo. Deixe que ele procure saber. Isso é posicionamento. Quando você se posiciona com base no valor próprio, você ensina a outra pessoa que, para que ela tenha um relacionamento com você, ela terá de valorizá-la porque você se valoriza em primeiro lugar. Se você não se posiciona, o outro faz de você o proverbial “gato e sapato”.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Image