Mantenha o foco em Deus
Olhar para as circunstâncias nos enfraquece. Por isso, nos momentos difíceis, mantenha o foco em Deus, clamando e dependendo somente dEle
Em tempos de más notícias, crises inesperadas ou pressões que surgem sem aviso, é comum o coração humano se inclinar ao medo, à dúvida e até ao desespero. Mas para quem é de Deus, a direção é clara: não olhe para os problemas, e sim para o Senhor. A fé não ignora a realidade, mas se recusa a ser dominada por ela. A Palavra de Deus nos ensina que o segredo da vitória está em manter o foco nEle, confiar na Sua direção e depender inteiramente do Seu poder. Foi exatamente essa lição que o rei Josafá, de Judá, nos deixou diante de uma ameaça impossível de vencer com a força humana (leia 2Crônicas 20).
1. Quando o medo vier, mantenha o foco em Deus e busque-O com todas as suas forças
A Bíblia relata que Josafá recebeu uma notícia aterradora: uma grande multidão vinha contra ele, e o inimigo já estava muito perto. É natural sentir medo diante de situações que fogem ao nosso controle, e o rei também temeu. Mas, ao contrário de muitos que, diante do medo, murmuram ou se revoltam contra Deus, ele tomou a atitude certa: buscou ao Pai e proclamou jejum em todo o Judá. O povo se uniu para clamar e não houve tempo para estratégias humanas ou alianças políticas: a única saída era espiritual.
“O que fez a diferença nessa história foi o posicionamento de Josafá. Ele não ignorou a ameaça, mas se colocou diante de Deus com sinceridade e reverência. Admitiu que não sabia o que fazer, mas declarou: “os nossos olhos estão postos em Ti” (2 Crônicas 20:12). Essa é a verdadeira fé — não a ausência de medo, mas a decisão de lançar o medo diante de Deus e confiar que Ele sabe o que fazer. Não importa o tamanho do problema ou quão despreparado você se sente: se volte para Deus, pois Ele responde”, declarou o Bispo Jadson Santos na última palestra “Prosperidade com Deus”.
2. Exalte a grandeza do Altíssimo acima dos seus problemas
Ao orar, Josafá não começou se queixando ou se lamentando. Sua oração foi marcada pela exaltação da grandeza do Criador. Ele declarou que nas mãos do Senhor estão a força e a potência, e que nenhum inimigo pode resistir a Ele. Isso nos ensina que, ao invés de engrandecer os nossos problemas, devemos engrandecer o nosso Deus. Fazendo isso em meio às lutas, demonstramos confiança.
“Quantas vezes perdemos força espiritual porque alimentamos demais os nossos temores? Falamos mais sobre as dificuldades do que sobre a fidelidade de Deus. Josafá nos mostra que mesmo cercado por inimigos, é possível manter o coração firme no caráter do Senhor. Ele relembra os feitos passados de Deus, Sua aliança com o povo, e reafirma que, se clamarmos na angústia, Ele nos ouvirá. Essa postura de fé, que honra a Deus mesmo quando tudo parece ameaçado, é o que abre caminho para o livramento”, afirmou o Bispo.
3. Cada batalha tem uma direção: aprenda a confiar e esperar
Depois da oração e da humilhação do povo diante de Deus, veio a resposta: “Nesta batalha, não tereis que pelejar… esta peleja não é vossa, mas de Deus” (2 Crônicas 20:15-17). Há guerras em que Deus nos manda agir. Em outras, Ele nos manda esperar e apenas confiar. Ter discernimento espiritual é essencial para entender o que Deus espera de nós em cada situação. Às vezes, o maior ato de fé é ficar em silêncio e deixar Deus agir.
“O rei e o povo obedeceram. Pela manhã, saíram em direção ao deserto louvando ao Senhor. E quando começaram a cantar, Deus armou emboscadas contra os inimigos. Eles se destruíram entre si. Judá não precisou levantar uma espada. Toda a batalha foi vencida pelo poder de Deus. Isso nos ensina que, quando obedecemos à direção divina e mantemos nossos olhos fixos no Senhor, Ele age de forma surpreendente. Não foi apenas uma vitória, foi uma vitória completa. Nenhum inimigo escapou. E, mais que isso, o povo voltou com alegria, carregado de bênçãos, porque confiaram plenamente em Deus”, finalizou.
Lembre-se: Deus quer nos ensinar a depender dEle por completo. Em vez de manter o foco na crise, precisamos olhar para o tamanho do nosso Deus. Ainda que você esteja no vale, no deserto, ou diante de uma batalha impossível, não tire o foco dEle. Ele sabe o que se levantou contra você — e tem poder para te dar vitória total. Vai dar tudo certo, porque a peleja não é sua: é do Altíssimo.
Participe:
A palestra “Prosperidade com Deus” acontece às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.
Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo