Mais um presídio da África do Sul passa a contar com programa social da Igreja Universal
País africano possui 12ª maior população carcerária do mundo
Na África do Sul, o programa social Universal nos Presídios (UNP) – iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus voltada à ressocialização de encarcerados e apoio aos seus familiares – inicia uma nova etapa de atividades dentro dos presídios no país africano.
O programa social passará a oferecer cursos profissionalizantes ministrados por profissionais e contará com uma maior presença dos voluntários na unidade prisional, para auxiliar os detentos e funcionários. Esse novo ciclo começou no dia 27/2, na prisão de North End, localizado na cidade de Porto Elizabeth.
O trabalho da UNP é realizado na África do Sul desde 2010. Há quatro anos o programa atende familiares dos detentos na porta do presídio de North End e realiza semanalmente cerca de vinte visitas aos presos.
No lançamento da expansão da UNP, o responsável da Universal na África do Sul e demais países africanos da língua inglesa e francesa, Bispo Marcelo Pires, fez uma visita no complexo prisional e, com os voluntários, prestou assistência a 150 internos.
A ex-denteta Nomabandla Majezi atualmente é voluntária da UNP no presídio de North End. Ela afirma que “não tinha esperança para nada”.
“Perdi a conta de quantas vezes pensei em me suicidar, até que conheci o trabalho da UNP. Eles não me desprezaram ou julgaram pelo meu passado. Me ajudaram e hoje eu estou reintegrada à sociedade e posso ajudar outros detentos”, explica Majezi.
O trabalho social na África do Sul conta com a ajuda de 945 voluntários e alcança 30 prisões pelo país, que tem a 12ª maior população prisional do mundo, com 163 mil detentos, segundo o estudo “World Prision Brief”.
O programa social da UNP se desenvolve por meio de ações socioeducativas, de saúde, oficinas de arte, atividades esportivas e sessões de cinema. O grupo também oferece café da manhã às famílias que visitam presos, além de doações de livros, alimentos e kits de higiene aos detentos.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo