Ló e a Guerra dos 9 reinos

O sobrinho de Abrão não tinha nada a ver com aqueles povos, mas estava no território deles, por isso sofreu as consequências do conflito

Imagem de capa - Ló e a Guerra dos 9 reinos

Ló estava muito bem enquanto vivia com Abrão. Ele e sua família tinham tudo de que precisavam materialmente, emocionalmente e espiritualmente. E tudo em abundância.

Como sobrinho de Abrão, que o considerava como um filho, ele usufruía de todas as regalias no acampamento e havia conquistado o respeito e o carinho de todos. Além do mais, ele também se beneficiava da bênção de Deus a Abrão.

Contudo, em dado momento da vida dele, depois de haver prosperado, adquirido bens e multiplicado seu rebanho, ele concluiu que era hora de se separar do tio, ser líder de si mesmo, enfim “ser dono do próprio nariz”.  Aliás, a história e a ingratidão de Ló tem muita semelhança com a do Filho Pródigo (Lucas 15).

“Um pouco como a realidade de muitos jovens, que escolhem, sem pensar duas vezes, o melhor para si, desconsiderando completamente o que é melhor para os pais. Se esquecem do trabalho que eles tiveram para lhes dar do melhor, se esquecem de todos sacrifícios que tiveram que fazer para lhes proporcionar a melhor educação… querem mesmo é sair de casa e viver “la vida loca”, contrário a tudo que aprenderam com os pais, aliás, se puderem esfregar na cara o quanto não precisam mais deles, fazem questão. E só se dão mal depois disso”, diz publicação no Blog de Gênesis.

A escolha de Ló e suas consequências

E, claro, inteligente como era, e já que o tio lhe deu essa oportunidade, Ló tratou de escolher o melhor destino: as campinas do Jordão, região onde estava localizada a cidade de Sodoma. A primeira vista, certamente era a melhor escolha. E por um tempo ele até que se deu bem (assim como o Filho Pródigo).

Longe da liderança do tio ele enriqueceu ainda mais e tudo ia de “vento em polpa”. Até que veio a guerra dos 9 reinos.

Embora não morasse dentro de Sodoma ele estava acampado nos arredores da cidade e, portanto, inevitavelmente, sofreu as consequências da guerra.

Ao ter seu acampamento invadido, incendiado e saqueado, na tentativa de escapar de ser levado cativo, ele tentou argumentar com o inimigo:  “Nós não temos nada a ver com essa guerra, estamos apenas acampados nessa região”.

Todavia, a resposta do rei Quedorlaomer foi impiedosa: “mas moram nessas redondezas e nunca me pagaram o que me é devido. Eu vou ficar com as suas riquezas e com vocês também”.

Não coloque em risco a sua Salvação

Ló, ingenuamente, acreditava que o fato de não pertencer ao povo de Sodoma, de apenas estar acampado próximo da cidade, não sofreria as consequências da guerra e seria poupado pelos inimigos. Porém, a verdade é que não importa as razões de estarmos onde estamos, se estivermos no território inimigo fatalmente seremos atingidos e sofreremos os danos.

Assim, como Ló muitos cristãos têm colocado em risco a Salvação da Alma para se aventurarem em novas experiências, novas amizades, frequentar lugares da moda, ou para se envolverem em negócios que, inevitavelmente, irão distanciá-los da fé e, por fim, lhes custarão a sua comunhão com Deus.

Talvez, assim como Ló, você esteja tentando argumentar: “Ah, eu frequento determinado ambiente por causa do meu trabalho, mas eu não me envolvo”; “eu saio com pessoas promíscuas, que bebem, fumam, falam palavrões, porque são meus amigos de infância, mas eu não faço o que eles fazem”; “Eu minto porque meu chefe me pede, estou apenas cumprindo ordens”. Enfim, argumentos não faltam.

Seja inteligente

A verdade é que não importa quais sejam as suas intenções e os motivos. Se você está flertando com o inimigo e no território dele, não espere dele empatia, complacência e compaixão. Na primeira oportunidade ele irá cobrar a dívida.

Portanto, não faça como Ló, que mesmo depois de passar por tudo isso e, pela misericórdia de Deus, ter sido resgatado por Abrão, ainda assim mudou-se para dentro da cidade de Sodoma (Mas essa é uma outra história que você verá em breve, em Gênesis).

Seja mais inteligente que Ló, volte enquanto é tempo.

Clique aqui e assista à cena em que o acampamento de Ló é invadido e ele, a esposa, as filhas e os servos são levados como escravos.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução