Liberdade ou censura?

No True Podcast desta terça-feira (21), o deputado federal Marcos Pereira explicou sobre a PL das Fakes News

Imagem de capa - Liberdade ou censura?

Com transmissão no YouTube de Alessandro Paschoall e também no Univer Video, o True Podcast recebeu o 1º Vice-Presidente da Câmara, deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), para falar sobre a polêmica PL das Fakes News.

Entenda:

Antes de tudo, é necessário esclarecer a diferença entre censura e regulamentação:

  • Censura: Ação de controlar qualquer tipo de informação, geralmente por meio de repressão.
  • Regulação: Ato de regular, de estabelecer normas.

O que você precisa saber:

Desta forma, o deputado federal Marcos Pereira iniciou o podcast: explicando a confusão que foi feita entre os projetos de leis apresentados.

“O projeto de lei 2630/2020 está fadado a não ir a canto nenhum, então, eu não sou a favor dele e não disse isso! Mas é preciso, sim, que haja alguma regulação das redes sociais, que não é censura. Eu não tenho uma opinião formada, mas precisamos discutir o assunto”, afirmou.

Participando da programação o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos/SP) reiterou a importância de buscar a informação por completo.

 “As pessoas não procuram a fundo o que, realmente, é verdade. E eu creio que nenhum parlamentar vai querer aprovar qualquer projeto que venha censurar a sua fala”, disse ele.

A importância das leis:

“A origem das leis começa com um fato, a sociedade dá um valor àquele fato e quem tem poder para legislar, criar uma norma para aquele fato? Uma sociedade sem normas e disciplina é uma sociedade desregrada”, destacou o deputado Marcos Pereira, explicando que a lei que existe hoje acerca da internet é de 2014, ou seja, já está defasada e precisa de uma atualização.

E continuou: “Jamais se pensou em censurar a liberdade de expressão do cidadão, porque isso é a essência da democracia. Mas não se pode ter liberdade de expressão sem responsabilidade, como está na Constituição. Porém, ela mesma diz que é vedado o anonimato, pois no momento que a pessoa se exceder, ela deve ser responsabilizada”.

Sendo assim, o Bispo Alessandro concluiu alertando: “A regulamentação vem para o bem e para a segurança, e esse é o objetivo, por isso, está se fazendo esse estudo para criar algo para a segurança”.

Ainda no decorrer do podcast, o deputado Marcos Pereira respondeu diversas perguntas do público.

Assista ao programa, na íntegra, abaixo:

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução