Lei Romeo Mion, para autistas, é sancionada pelo governo

Ela garantirá prioridade no atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social

Imagem de capa - Lei Romeo Mion, para autistas, é sancionada pelo governo

Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta última quarta-feira (8), a Lei 13.977 (Romeo Mion). Ela institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a fim de garantir prioridade no atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social, públicos ou privados. Além disso, será gratuita e válida em todo o território nacional.

A lei foi aprovada pelo Senado no dia 11 de dezembro de 2019, contudo, ainda dependia da sanção presidencial. Ela leva o nome do filho mais velho do apresentador Marcos Mion, que é portador do Transtorno do Espectro Autista.

O apresentador é ativo na luta pelos direitos da comunidade autista e comemorou o fato em suas redes sociais. “É a notícia mais importante da minha vida (até agora, né? Porque o melhor sempre está por vir!)”, escreveu na legenda da foto ao lado da esposa e do filho (veja ao lado).

Leia mais: Datas conscientizam população sobre o autismo e a síndrome de Down

Luta pela inclusão

A sanção da lei é mais um passo em direção a um futuro de inclusão para esta parcela da população. Outra aliada nessa luta é a Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS), entidade sem fins lucrativos, especializada no atendimento e apoio a crianças e jovens portadores de deficiência intelectual e autismo.

Em setembro do ano passado, Mion esteve na sede da instituição com o fim de participar de um encontro com pais, mães e educadores, além das crianças atendidas pela Associação. O apresentador falou sobre a experiência da paternidade e da luta pelos direitos do filho e da comunidade autista.

“Dos objetivos de vida que eu tinha antes, eu nem imaginava que seria um porta-voz do meu filho e de tantas crianças. E, hoje, tenho certeza que esse era o caminho que Deus traçou para a minha vida. A verdadeira função dos pais é ser a voz de seus filhos, para defendê-los e lutar por eles”, falou na ocasião.

Sobre a Abads

A Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social é uma organização sem fins lucrativos. Desde 1952 apoia crianças, jovens e adultos portadores de síndrome de Down, autismo e outras necessidades.

Atualmente ela atende mais de 980 crianças e jovens, nas áreas de: saúde, educação, assistência social e emprego. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido no local e apoiar a instituição, siga a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Marcos Corrêa/PR / Reprodução / Marcelo Alves