Labão: as artimanhas de um interesseiro

O caráter do sogro de Jacó revela uma pessoa que não perde uma chance de se aproveitar de quem pode lhe fazer lucrar muito

Imagem de capa - Labão: as artimanhas de um interesseiro

Quem acompanha a novela Gênesis, da Record TV, notou que o personagem Labão, interpretado pelos atores Brenno Leone (fase jovem) e Heitor Martinez (fase adulta), desde sua primeira aparição, revelou que tem um caráter interesseiro.

Quando sua irmã, Rebeca (Martha Mellinger), chegou em casa com os presentes em ouro que tinha recebido do servo de Abraão e contou que foi escolhida por Deus para ser esposa do herdeiro do patriarca, Labão reagiu de um modo que revelou suas reais motivações, como descrito na Bíblia em Gênesis 24.29-31.

Ao contrário da irmã, que serviu àqueles homens movida por altruísmo e generosidade, sem esperar nada em troca, Labão foi prestativo porque sabia que tinham posses e de quem eram servos.

O poder do Voto com Deus
O tempo passou e Labão teve duas filhas: Lia (Michele Batista) e Raquel (Thais Melchior) e foi para se casar com uma delas que Isaque (Henrique Pagnoncelli) orientou seu filho, Jacó (Miguel Coelho), a ir até Pada-Arã, à casa de seu tio.

Certa noite, durante a viagem, Jacó teve um sonho e ao acordar fez um voto com Deus e disse: “Se Deus for comigo, e me guardar nesta vagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” (Gênesis 28.20-22).

Ao chegar à casa de seu tio, Jacó foi recebido por ele com beijos e abraços. Ali, Labão viu que estava diante de alguém que tinha a bênção do Deus Vivo, como Abraão e Isaque.

Por amor a Raquel, Jacó trabalhou de graça por sete anos. No dia em que deveria dar a filha mais nova em casamento, Labão enganou o sobrinho e lhe deu sua filha mais velha, Lia. Inconformado, Jacó aceitou a proposta do tio de trabalhar mais sete anos por Raquel e, ano após ano, por causa do voto que tinha feito com Deus em Betel, tudo o que Jacó fazia prosperava e seu sogro reconhecia isso.

O Bispo Edir Macedo, em suas anotações de fé, destaca que “o voto de Jacó foi, sem dúvida, uma atitude de fé, ousadia e coragem, tal qual a do seu avô Abraão. A promessa de dar as primícias de tudo o que viesse às suas mãos era um sinal da sua Aliança com Deus. O voto que fazemos com o Todo-Poderoso é uma demonstração de fé na Sua Palavra”.

Cansado de exploração
Um dia Jacó decidiu sair da casa de seu sogro e voltar para sua terra natal. Labão, vendo que perderia sua “galinha dos ovos de ouro”, propôs que o genro continuasse com ele, pois reconhecia que tinha sido abençoado por Deus por causa de Jacó. Inúmeras vezes, porém, ele descumpria sua palavra com o sobrinho e mudava o salário dele, até que este decidiu fugir e levar suas esposas, filhos e tudo o que havia conquistado ao longo de todos os anos servindo ao tio.

Ao descobrir, Labão juntou alguns homens e decidiu persegui-lo. Sua fúria era tão grande que o próprio Deus interferiu: “Veio, porém, Deus a Labão, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe: Guarda-te, que não fales com Jacó nem bem nem mal.” (Gênesis 31.24). Ao alcançar o filho de sua irmã, fez com ele um acordo de paz e o despediu de volta para sua terra.

A atitude de dar um basta àquela situação de exploração por parte do sogro fez com que Jacó usufruísse da plenitude das bênçãos que Deus lhe havia prometido lá em Betel. Assim também devem agir aqueles que possuem uma Aliança com o Altíssimo.

É importante destacar que Jacó tinha a bênção de Deus, mas, durante muito tempo, quem tirou vantagem disso foi outra pessoa. Quantas pessoas, por não terem confiança e coragem, têm dado grandes lucros a outros, enquanto suas vidas seguem limitadas? Muitas prosperam naquilo que fazem para terceiros, mas não têm coragem de confiar em Deus, se emancipar e seguir os planos dEle. “Creia em Deus e creia em si mesmo. Você já tem a promessa dEle, escolha crer nas possibilidades e não nas impossibilidades. Há alguma coisa difícil demais para o Deus Todo-Poderoso? É claro que não! Há alguma coisa difícil demais para aquele que O tem a seu lado? De jeito nenhum! Crer em Deus e crer em si mesmo é a receita para eliminar todas as impossibilidades. Se alguém tem que conseguir, por que não pode ser você?”, sugere o Bispo Macedo.

A novela Gênesis, superprodução da Record TV, é exibida de segunda a sexta-feira, às 21h, e a reprise dos melhores momentos da semana é aos sábados.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara - Foto: Reprodução