Karatê é um estímulo para alunos da melhor idade a cuidar mais de si

No dia do aposentado, lembrado no Brasil em 24 de janeiro, saiba como o projeto do Calebe vem mudando vidas por meio da atividade física

Imagem de capa - Karatê é um estímulo para alunos da melhor idade a cuidar mais de si

A data de 24 de janeiro é lembrada como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil. Hoje, já são mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas no País, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desses milhões, depois de anos dedicados a uma carreira ou ocupação, muitos não conseguem se preparar para a aposentadoria. Seja por questões financeiras, ou familiares, ou até mesmo de saúde. Alguns mantêm empregos para complementar a renda, outros sofrem com o descaso de familiares e outros ainda não encontram ânimo para fazer alguma atividade.

Prezar pelo cuidado e bem-estar do idoso

Pensando nisso, o grupo Calebe, da Universal, propõe diariamente inúmeras atividades e encontros que prezam pelo cuidado e bem-estar dos idosos.

Um dos projetos do grupo é o Karatê. As aulas semanais são um estímulo para quem se encontra na melhor idade praticar um exercício e ainda interagir, conversar, trocar experiências e distrair.

“Nossa prioridade é o indivíduo na melhor idade, mas também recebemos pessoas em todas as faixas etárias, pois, uns incentivam os outros. O objetivo das aulas é levar a consciência da necessidade de cuidar da saúde e incentivá-los às atividades físicas, valorizando o desempenho e elevando a autoestima”, afirmou o Pastor Marcos Lopes, responsável pelo projeto Karatê do grupo Calebe do Templo de Salomão, em São Paulo.

Ele implementou o projeto quando estava na sede da Universal em Goiás. “Como sempre gostei do karatê, pensei em acrescentar as aulas. Hoje, trabalhamos ao máximo para desenvolver a atividade com os calebes”, disse.

Karatê é um estímulo para os alunos

No dia 19 de janeiro último, acompanhados de seus familiares, convidados e outros integrantes do grupo, 22 calebes do Templo de Salomão participaram do evento da transição de faixa. Alguns alunos foram graduados da branca para a amarela. Ademais, o evento contou com a presença do Bispo Antonio Santana, responsável pelo grupo Calebe no Brasil.

“O Calebe vem para, primeiramente, dar um suporte espiritual às pessoas da melhor idade. Também é nosso trabalho procurar ajudá-los em todas as áreas, fazendo com que eles entendam o quanto são capazes e o quanto são importantes para Deus. Com o karatê procuramos passar a consciência da necessidade de cuidar da saúde da mente e do corpo”, explicou o Bispo.

As aulas vêm mostrando um ótimo resultado. A saber, a graduação aconteceu por uma avaliação dos conhecimentos e desempenho de técnicas de defesa e contra-ataque do karatê.

A calebe Antônia Farias, de 77 anos, participou do evento. Mãe de cinco filhos, uma das filhas e o genro dela são professores de artes marciais. Mas, ela nunca havia se interessado antes pelo karatê. Há menos de 1 ano, quando entrou para o Calebe, aderiu a essa nova atividade que mudou a sua vida.

“O karatê não é só a luta. É uma atividade que estimula. Cada movimento que aprendo a fazer é benéfico para a minha saúde. O karatê não me deixa esmorecer, é uma atividade que me coloca para frente, me dá ânimo. Fazer parte do Calebe representa muita coisa boa para mim. Aqui você encontra a Palavra, amizade e conforto. Hoje me sinto uma nova pessoa”, declarou.

Grupo Calebe

O grupo Calebe está presente em todo o Brasil e em mais 120 países. Há sete anos se dedica a desenvolver um trabalho diferenciado em benefício das pessoas da melhor idade.

Portanto, para saber mais onde acontecem as atividades do Calebe, visite a página oficial do grupo no Facebook. Além disso, procure uma Universal mais perto de sua casa e converse com o responsável da região.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas