Judas: não o Iscariotes

O que a Bíblia tem a dizer sobre esse discípulo do Senhor Jesus? Confira

Imagem de capa - Judas: não o Iscariotes

A novela Jesus nos mostrou, recentemente, um personagem misterioso: o sobrinho de Nicodemos. Na cena, ele aparece ao lado do tanque de Siloé, onde era comum encontrar cegos e paralíticos que aguardavam um milagre. Confira mais no vídeo abaixo:

Na Bíblia, Judas é identificado como “não o Iscariotes” – para que os leitores saibam que esse não é o “Judas” que traiu o Senhor Jesus (João 14.22) – ou como “filho de Tiago”. Porém, no evangelho de Mateus (10.3), ele aparece como “Tadeu” e “Lebeu”.
Uma fala de Judas Tadeu, destacada pela Bíblia, nos ajuda a construir um pouco mais sobre sua personalidade:
“Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que Te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?” João 14.22
Em outras palavras, ele perguntou ao Senhor Jesus o motivo de Ele ter, intimamente, ensinado os discípulos – um grupo de pessoas simples, composto em sua maioria de pescadores – e não ter Se apresentado e ensinado abertamente para o mundo.
Nós podemos aprender duas lições com essa informação. A primeira delas é a de que Deus não é impedido por limitações humanas para agir. Ele poderia ter escolhido pessoas mais capacitadas para serem discipuladas. Entretanto, o Altíssimo preferiu confundir os sábios (1 Coríntios 1.27).
A segunda lição é o exemplo de humildade de Tadeu. Ele reconhecia a preciosidade do nome do Senhor Jesus e se colocava em seu lugar de simples servo. Muitas pessoas pensam da seguinte maneira: “A vida é minha e eu faço o que eu quiser.” Contudo, elas estão enganadas, porque Deus é Senhor sobre tudo. Esse pensamento é orgulhoso e rebelde – dois princípios satânicos. É preciso saber aceitar a autoridade Divina.
Como resposta, o Senhor Jesus disse que todo aquele que O amasse, tornar-se-ia a Sua morada. Prometendo a vinda do Espírito Santo para os que creem. Ou seja, aqueles discípulos seriam usados para transmitir a mensagem de Salvação e, por meio dela, outras pessoas seriam salvas também.
Tanto “Tadeu”, quanto “Lebeu”, são palavras originadas no hebraico e associadas a um coração puro ou forte. Talvez, os apelidos desse discípulo indicassem a pureza de seus pensamentos, o seu caráter íntegro. Assim como “Zelote”, indicava a provável inclinação política de Simão, outro discípulo de Jesus.
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução