Jovens que dormem tarde podem desenvolver asma

Confira conselhos de especialistas para os pais imporem limites aos filhos

Imagem de capa - Jovens que dormem tarde podem desenvolver asma

Um estudo realizado pela Universidade de Alberta (Canadá) relaciona adolescentes que dormem tarde a doenças respiratórias como asma e rinite. De acordo com o artigo, quanto mais tarde os jovens dormem, maiores as chances de desenvolver os problemas.

O Dr. Subhabrata Moitra, autor sênior do estudo, explica que “os adolescentes não são naturalmente ‘corujas noturnas’, como algumas pessoas pensam. Mas nossos resultados sugerem que há um vínculo entre o momento em que eles preferem dormir e asma e alergias”.

De acordo com os resultados, quem dorme e acorda tarde tem três vezes mais chances de desenvolver os problemas respiratórios do que quem dorme até às 21h30. Isso acontece porque dormir tarde faz com que o relógio corporal dos adolescentes se altere. Consequentemente, há um efeito indireto na função imune dos pulmões.

Como a pesquisa foi realizada

Para chegar a essa conclusão, os especialistas estudaram os hábitos de 1.700 adolescentes de 13 ou 14 anos de idade. Foram avaliados horários, reações alérgicas, cansaço e doenças respiratória.

Esses jovens dormiam entre 21h e 2h, utilizando ou não telas como televisão, computador e celular.

“O conselho para os pais, com base nessas descobertas, é que eles garantam que seus jovens adolescentes vão dormir entre as 21h30 e 22h30. E que desliguem seus aparelhos eletrônicos duas horas antes”, orienta Moitra.

A restrição às telas se deve ao fato de que elas também atrapalham o relógio corporal. A luz azul faz com que o organismo tenha dificuldade em distinguir noite e dia.

Pais, hajam!

Como Moitra orienta, o melhor para a saúde de crianças e adolescentes é dormir cedo. Entretanto, nem sempre é fácil fazer os filhos seguirem essa orientação.

“Um dos problemas mais sérios atualmente nos lares onde há filhos—pequenos, adolescentes, ou até adultos—é a falta de limites. Os pais, ora por ignorância, ora por não quererem ter dor de cabeça ou simplesmente para agradar os filhos, acabam deixando seus filhos fazerem o que quiserem, sem limites”, afirma o escritor Renato Cardoso, em seu blog. “Apesar de não gostarem que os pais imponham limites e regras, filhos precisam disso”.

E os limites no horário de dormir ou de utilizar telas estão entre os mais importantes.

De acordo com o escritor, “Pai e mãe devem agir em conjunto para determinar certos limites e regras aos seus filhos, visando o bem deles. Comunicar bem essas regras aos seus filhos e não ter medo de aplicá-las. E sempre lembrar que o objetivo é protegê-los do mundo e deles mesmos—mas não exagerar na dureza e rigor. Pais devem ser equilibrados, permitir certos errinhos de seus filhos e não viver pegando no pé deles toda hora por qualquer coisa. Mas nas coisas principais, devem ser firmes e justos”.

Está difícil?

É sabido que, nem sempre, os filhos obedecem facilmente a seus pais. Especialmente em relação a limites no uso de telas, já que a tecnologia é desenvolvida justamente para viciar os usuários.

Sabendo da importância da boa educação e do bom relacionamento entre pais e filhos, a Escola de Mães oferece apoio aos pais que querem educar seus filhos de maneira justa e eficiente. A educadora Edneia Dutra, coordenadora do projeto no Brasil, explica que é importante para os pais desenvolverem “com seus filhos uma relação não só de obediência, também de afeto, respeito, amor e amizade. Esses são elos fundamentais que contribuem para um bom relacionamento entre pais e filhos”.

Para auxiliar nesse desenvolvimento a Escola de Mães oferece aulas mensais gratuitas, além de diversas outras atividades. Saiba como participar clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Imagens