João de Deus se entrega à polícia e passa primeira noite na cadeia

O médium é suspeito de praticar abusos sexuais contra mulheres que, em busca de curas, o procuravam no centro espírita onde atendia, em Abadiânia, interior de Goiás

Imagem de capa - João de Deus se entrega à polícia e passa primeira noite na cadeia

João Teixeira de Faria, o João de Deus, se entregou à polícia no início da noite de ontem (16), mais de 24 horas após ter sua prisão decretada pela Justiça do estado de Goiás. Ele passou a primeira noite no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, localizado na região metropolitana de Goiânia, em uma cela individual e isolado dos demais presos.
De acordo com a Polícia Civil, João se entregou em uma estrada vicinal, em Abadiânia (interior de Goiás), mesma cidade onde mantém o complexo Casa Dom Inácio de Loyola, local onde teriam ocorrido os abusos. Ele chegou à Delegacia de Investigação Criminal (Deic), em Goiânia, perto das 18 horas.

Entenda o caso

Desde o dia 7 de dezembro último, o caso veio à tona após um programa de tevê revelar casos de abusos sexuais ligados ao médium brasileiro. Desde então, mais de 300 mulheres já formalizaram à Justiça as denúncias dos abusos sofridos nos últimos anos.
Até mesmo a filha do médium, Dalva Teixeira, está processando João por pedofilia (assista ao seu depoimento, clicando aqui). Ela afirma que o pai a estuprou enquanto ela tinha entre 10 e 14 anos de idade.
Nesta segunda-feira (17), os advogados do médium já preparam um pedido de habeas corpus para que o religioso possa cumprir a prisão em casa, já que – segundo a defesa – João tem problemas de saúde e já teria passado por um câncer de estômago.

Denúncias continuam

A força-tarefa do MP-GO (Ministério Público de Goiás) continua ouvindo as vítimas e pede que todas que sofreram abuso de João o denunciem. A fim de facilitar esse processo, foi criado um canal exclusivo para o caso: o e-mail denuncias@mpgo.mp.br.
As denúncias também podem ser realizadas em qualquer delegacia do país. Todas permanecerão anônimas e, caso necessário, a Justiça fornecerá segurança para as vítimas.
Assista abaixo à reportagem especial do Domingo Espetacular, exibida na noite deste domingo (16), pela Record TV:

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Fotos Públicas)