João Batista: a voz do que clama no deserto

Saiba mais sobre a interessante história desse personagem bíblico retratado na novela Jesus, exibida pela Record TV

Imagem de capa - João Batista: a voz do que clama no deserto

A novela Jesus tem mostrado em ricos detalhes a história de personagens importantes da Bíblia dos tempos em que o Senhor Jesus viveu nesse mundo em forma de homem.
Um desses personagens é João Batista. Na trama, vemos que ele prepara o caminho para o Messias, o Senhor Jesus. Com um discurso inspirado pelo Espírito Santo e repleto de convicções, João Batista ensina que as pessoas devem se arrepender dos pecados e as batiza por imersão nas águas do Rio Jordão.
É interessante notar que assim como o Senhor Jesus era predito pelos profetas do Antigo Testamento (Miquéias 5.2, Jeremias 23.5, Zacarias 9.9, Zacarias 11.13, Isaías 35.4-6, Isaías 53.5-7, Isaías 11.10), o profeta Isaías também falou sobre o surgimento de João Batista, o chamando de a “voz do que clama no deserto” (Isaías 40.3).
O nascimento
O pai de João Batista, Zacarias, era sacerdote no templo do Senhor. E, certo dia, ele adentrou ali para oferecer o incenso para o Altíssimo. Então, um anjo apareceu afirmando que ele e sua esposa, Isabel, teriam um filho chamado João.
“E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lucas 1.14-17
Clamando no deserto
Durante sua infância e juventude, João Batista viveu no deserto. Uma questão interessante sobre o seu comportamento era a roupa que usava: vestes de camelo e um cinto de couro (Mateus 3.4).
Esse visual fazia uma referência direta ao profeta Elias (2 Reis 1.8). Provavelmente, a intenção dele com essa roupa fosse a de realizar um resgate da fé verdadeira entre as pessoas, pois a elite religiosa de seu tempo estava completamente corrompida, sob a liderança do sumo sacerdote Caifás.
Por João ser filho de Zacarias, a tradição bíblica indica que ele pertencia à tribo de Levi. Portanto, ele tinha o direito de nascença de servir a Deus como sacerdote. Talvez, isso justificasse a autoridade espiritual que ele representava entre o grupo de judeus que ouviam seus ensinamentos, na época.
Em vários momentos em que João é apresentado na novela Jesus, vemos o tipo de mensagem que ele transmitia para as pessoas. Ele afirmava que a Salvação não seria automática apenas por aqueles judeus serem descendentes de Abraão. Era necessário que houvesse uma conversão de caminhos, uma mudança de comportamento (Lucas 3.7-9). Confira abaixo, um trecho em que João Batista debate com o sumo sacerdote Caifás:

 
Apesar de ter batizado o Senhor Jesus nas águas, João afirmou que somente Ele poderia batizar com o Espírito Santo e com o Fogo (Marcos 1.7-8).
E, em todo o momento, João quis deixar claro que ele não era o Messias, mas sim o Senhor Jesus (João 1.29-30).
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução reproduz em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Reprodução