Jesus veio para transformar aquele que crê

Personagens da novela Jesus, da Record TV, mostram que é possível mudar

Imagem de capa - Jesus veio para transformar aquele que crê

A novela Jesus, da Record TV, tem mostrado personagens que tinham tudo para não se converterem nem aceitarem Jesus por conta de suas crenças equivocadas, de seus preconceitos e até por influência familiar. No entanto essas pessoas quebraram o protocolo e se entregaram a Deus, como é o caso de Sula, Helena e do sacerdote Nicodemos, interpretados, respectivamente, por Kika Kalache, Júlia Maggessi e Ernani Moraes.

Descrente
Preocupada com o que os outros pensariam e totalmente descrente, Sula, irmã de Maria de Nazaré (Claudia Mauro), não acreditava que seria tia do Messias e duvidava que a irmã tivesse engravidado por Obra do Espírito Santo. Sula suspeitava de Maria e, com medo que a culpa recaísse sobre a família, se casa apressadamente com Zebedeu (Roney Villela) e parte com ele para Belém. A ideia era ficar longe de Maria e de todo o falatório da cidade. Mas, tempos depois, Maria chega em sua casa e entra em trabalho de parto, e ela a coloca na área destinada aos animais.

Sula segue a vida sem acreditar que o sobrinho é o Messias, mas começa a ver os milagres de Jesus e o fato de seus filhos João (Rafael Gevú) e Tiago Maior (Cesar Cardadeiro) decidirem seguir o Mestre chama a atenção dela. Com o passar do tempo, Sula reconhece que Aquele a quem tanto negou é o Messias. Ela finalmente pede perdão para Maria por tê-la tratado tão mal no passado e por tê-la feito dar à luz em um estábulo.

Sula entendeu e reconheceu o poder de Deus, deixou suas avaliações de lado, se transformou em uma mulher de fé e passou a apoiar a irmã. A atriz explica que sua personagem é uma pessoa fácil de encontrar nos dias atuais: “todo mundo conhece alguém como Sula e a novela dá a oportunidade de realmente olhar todos os aspectos dos personagens, de ir fundo em cada um e mostrar que eles não têm um lado só e que podem ser tocados’’, analisou.

Filha do Romano
Criada com base na fé pagã, Helena (Júlia Maggessi), filha do governador romano Pôncio Pilatos (Nicola Siri) e Claudia (Larissa Maciel), é uma moça boa e tem senso de justiça. Ela se envolveu com o apóstolo Judas Tadeu (Rick Tavares), o que causou a ira do pai.

Mesmo assim Helena mantém contato com os apóstolos e por isso ouve as palavras do Messias. Tempos depois, a jovem sofre um acidente grave, fica entre a vida e a morte, porém é curada, em nome de Jesus, por um dos apóstolos. Helena então muda radicalmente mesmo contra a vontade de seu pai.

A atriz explica que sua personagem traz muitos ensinamentos ao público. “Helena não se importa com status, classe ou origem, mas com o coração das pessoas. Enxerga a todos com muito amor e, por isso, está sempre disposta a ajudar.”

Sacerdote fariseu
O sacerdote fariseu Nicodemos é considerado um mestre entre os judeus e faz parte do Sinédrio. Apesar de sincero em sua fé e de cumprir rigorosamente as exigências religiosas da época, desconhece até então o fundamental para a Salvação. Contudo Nicodemos passa a ouvir os ensinamentos de Jesus e fica do lado de Jesus. Ele tenta até livrá-lo da prisão e, depois da crucificação, ajuda na preparação do corpo do Messias para o sepultamento.

Nicodemos é outro exemplo em que a fé falou mais alto do que os ensinamentos religiosos daquele período. O ator ressalta que “Nicodemos é um personagem muito particular porque ele não gostava de Jesus no início e, com o passar do tempo, se deixa influenciar pelas palavras do Messias”.

Essa novela tem mostrado exemplos de pessoas que quiseram mudar e que isso é simples de fazer: basta querer. Jesus é o mesmo de sempre e quem quiser buscá-Lo tem livre acesso a Ele a qualquer momento. Confira as últimas cenas dessa trama que comove o Brasil. A novela é exibida de segunda a sábado, às 20h45, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel e Edu Moraes