Jesus Cristo: o Pão Vivo que desceu do céu

Por que quem come dEle não sentirá mais fome?

Imagem de capa - Jesus Cristo: o Pão Vivo que desceu do céu

Pessoas interesseiras nunca são bem-vistas, consideradas ou estimadas. Por mais que tentem disfarçar suas intenções egoístas, cedo ou tarde elas são reveladas. Uma multidão seguia Jesus, e Ele, além de lhes dar sustento espiritual, dava também o físico. Isso pôde ser visto quando Se preocupou em não dispensar aquela multidão com fome e multiplicou pães e peixes para alimentá-la.
Só que o Mestre sabia o que se passava em seus corações e o verdadeiro motivo pelo qual O seguiam. Infelizmente, aquelas pessoas não estavam interessadas nEle propriamente: o Pão Vivo que desceu do céu.
Essa cena foi retratada, recentemente, na novela Jesus, exibida de segunda a sexta-feira, a partir das 20h45, pela Record TV.
Você pode rever no vídeo abaixo:

Verdadeiro interesse

Na Bíblia Sagrada com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, ele explica que o  Senhor Jesus tinha prazer em abençoar, mas o principal objetivo de Seus milagres era despertar a fé nas pessoas, para que elas cressem nEle como o Messias. “Porém, grande parte daquela multidão O seguia simplesmente para ter suas necessidades supridas”.
“Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que Me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” João 6.25-27
Deus conhece as motivações secretas da nossa alma. E quem O busca visando apenas os benefícios neste mundo, tem a fé reprovada. “O maior propósito da fé é levar o ser humano à obediência às Escrituras e à conquista da Salvação. O Senhor Jesus não condenou esses desejos, mas enfatizou que muito mais esforço deve ser feito em prol da vida eterna. A comida que sustenta a alma e preserva a Salvação é dada pelo Espírito Santo àqueles que O buscam”, explicou o Bispo.

O Pão da Vida

Aquelas pessoas não compreendiam a razão de Jesus Se comparar ao verdadeiro Pão do céu, pois para elas o único pão que havia vindo do céu e que alimentou os hebreus no deserto era o maná. Porém, Jesus as ensinava que aquele pão supria apenas o corpo (Êxodo 16.14,15), mas que Ele era completo e dotado de poder para nutrir a alma faminta.
“Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede
.” João 6.32-35
“Por essa razão, Jesus, o Pão da Vida é infinitamente maior que o alimento do deserto, pois traz plena satisfação espiritual. Deus enviou o Seu Filho como o ‘Sustento’ essencial a todas as pessoas. Sem Ele, o ser humano vive não somente faminto e perdido neste mundo, mas também desprovido do alto privilégio da Salvação”, alertou o Bispo Macedo.

Para quem iremos?

Ao ouvir esses ensinamentos, muitos o consideraram duro e desistiram de seguir Jesus. O Bispo ressalta, porém, que mesmo sendo rejeitado, o Messias não deixou de pregar a Verdade, pois “o problema não estava na Palavra ou na forma como foi dita, e sim nos ouvintes dela, que se mantinham com seus corações endurecidos. Eles resistiam por não aceitarem o preço a ser pago: entrega e submissão total ao Salvador”.
Por essa razão, que ao ver a desistência de muitos, o Mestre perguntou aos doze apóstolos se eles também queriam deixá-lO, ao que Pedro respondeu com uma das mais profundas declarações de fé descritas na Bíblia:
“Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” João 6.68,69
“Onde mais o pecador pode encontrar perdão e Salvação, senão no Senhor Jesus? Somente nEle a alma aflita encontra amor, cuidado e abrigo. Foi isso que o discípulo afirmou ao responder à pergunta do Mestre com outra pergunta”, finalizou o Bispo Macedo.
Acompanhe a novela Jesus. Essa superprodução retrata em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna. Conheça os personagens, clicando aqui, e leia, diariamente, no Universal.org tudo o que acontece em cada capítulo.
 
 

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Edu Moraes