Janeiro Branco: uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental

Data alerta para um cenário mundial onde mais de um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno

Imagem de capa - Janeiro Branco: uma campanha nacional dedicada à promoção da saúde mental

Mais de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno de saúde mental, como a ansiedade e a depressão, de acordo com dados divulgados, em setembro do ano passado, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O cenário causa imensos prejuízos humanos, econômicos e é um alerta para a população mundial. Ainda segunda a OMS, os transtornos de saúde mental são prevalentes em todos os países, afetando indivíduos de todas as idades e níveis de renda. Além disso, são a segunda maior causa de incapacidade a longo prazo, ocasionando uma significativa perda da qualidade de vida.

No Brasil, por exemplo, dados de 2024 mostram que o país registrou mais de 470 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais, um aumento de 68% em relação a 2023 e o maior número da última década. Entre as causas, os transtornos de ansiedade foram os mais comuns, seguidos por episódios depressivos e transtorno depressivo recorrente.

A campanha “Janeiro Branco”

Frente a essa realidade que vem se acentuando ao longo dos últimos anos, uma campanha anual foi criada em 2014 no Brasil: o “Janeiro Branco”. Este é um movimento que promove a conscientização e a valorização da saúde mental.

Em 2026, o tema da campanha, “Paz · Equilíbrio · Saúde Mental”, aponta para a necessidade de desacelerar, repensar suas relações com o tempo, reorganizar a vida emocional e fortalecer relações mais humanas. Durante todo o mês de janeiro, milhares de voluntários, profissionais e instituições realizam ações para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas.

Ademais, a campanha reforça que cuidar da mente precisa ser um compromisso coletivo. Visto isso, a instituição da Lei 14.556/23 apresentou um marco na promoção da saúde mental no Brasil. Com a sanção, o movimento Janeiro Branco ganhou reconhecimento e força institucional, permitindo ações e políticas públicas para conscientizar e promover a saúde mental em todo o país.

Iniciativas à prevenção e ao acolhimento

Diante desse cenário, iniciativas voltadas à prevenção e ao acolhimento emocional tornam-se cada vez mais necessárias. Por isso, projetos sociais voltados à saúde mental assumem um papel estratégico na sociedade. Mais do que informar, essas iniciativas atuam diretamente na prevenção do agravamento do sofrimento emocional. Assim como o Depressão Tem Cura (DTC) tem realizado.

Ao longo de 2025, o grupo intensificou sua atuação em todo o Brasil, promovendo ações presenciais, campanhas de conscientização e atendimento online. Semanalmente, voluntários se mobilizaram para oferecer escuta, acolhimento e orientação.

Dessa forma, o DTC conseguiu ampliar seu alcance e fortalecer a rede de apoio emocional em diferentes regiões do país, alcançando somente no ano passado 2 milhões de pessoas. Além disso, foram realizadas 90 mil ações em 2025, envolvendo equipes e voluntários em atividades contínuas.

Paralelamente, o atendimento remoto ganhou ainda mais relevância. Ao todo, foram registrados 62 mil atendimentos via WhatsApp, oferecendo suporte emocional a pessoas em situação de vulnerabilidade. Como resultado direto desse trabalho, o projeto aponta que mais de 20 mil suicídios foram evitados.

Conheça o grupo Depressão Tem Cura (DTC)

O grupo Depressão Tem Cura oferece, gratuitamente, apoio emocional e espiritual a quem sofre com depressão, ansiedade, desejo de suicídio, doenças emocionais e luto persistente.

Caso você precise desabafar, marcar um atendimento ou uma visita em sua casa, envie uma mensagem para o WhatsApp: (11) 3573-3662.

Além disso, acesse as redes sociais oficiais do grupo para ver ações e eventos realizados: FacebookInstagram e YouTube.

“Cuidar da mente é cuidar da vida”

Ademais, neste mês de janeiro de 2026, o Depressão Tem Cura (DTC) realiza a mobilização nacional “Cuidar da mente é cuidar da vida” em alusão ao Janeiro Branco. A iniciativa acontece em todo o Brasil, seguindo a programação local, e tem estimativa de atender 50 mil pessoas. Em São Paulo (SP), o evento ocorrerá no próximo domingo (11), em frente ao MASP, a partir das 10h. Clique aqui e saiba mais.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock e cedidas