Já pensou em ter um trabalho temporário?

Veja quais áreas oferecem oportunidades e o que fazer para se habilitar às vagas

No final do ano costuma ocorrer crescimento de disponibilidade de vagas temporárias de trabalho no Brasil. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que 109,4 mil trabalhadores sejam contratados neste período para atuar com as vendas relativas ao Natal. Segundo a entidade, é o maior contingente desde 2013. O maior número de contratações deve ocorrer em supermercados, com previsão de abertura de 45,5 mil vagas, e no setor de vestuário, com 25,8 mil oportunidades. Contudo é preciso se preparar para aproveitar essa chance.

Para Veridiana Barcelos, de 36 anos, líder de pessoas e cultura na Abler, startup da área de gestão de pessoas no ambiente profissional, é preciso entender que essa projeção de aumento de vagas é muito importante para o mercado. “Depois desses dois anos muito críticos para a economia, em virtude da pandemia de covid-19, o comércio é uma das áreas que estiveram estagnadas e a perspectiva de crescimento acaba sendo um modo de mostrar o quanto estamos voltando ao eixo”, analisa.

Mesmo com todo o crescimento previsto, Veridiana afirma que empresas e trabalhadores precisam entender a dinâmica do trabalho temporário: “uma característica é que ele é regido por um contrato por prazo determinado. Geralmente, são 180 dias, consecutivos ou não. Deve ficar claro para o candidato que existe possibilidade ou não de prorrogá-lo. Se for necessário prorrogar, o prazo é de mais 90 dias, no máximo”.

De acordo com Veridiana, as empresas podem usar softwares para a gestão do processo seletivo para vagas temporárias ou não. “É uma ferramenta que vai ajudar a lidar com o volume de candidatos concentrados. Para a consultoria que vai utilizar o software vale detalhar já nas informações da vaga que se trata de uma posição temporária. Reforce isso no texto, na abordagem com os candidatos, seja honesto e transparente com quem se habilitar à vaga”, orienta.

Segundo ela, o trabalho temporário também pode ocorrer fora das demandas de Natal, Páscoa e Dia dos Namorados. “Ele também acontece quando o trabalhador substitui alguém que está de licença. O contrato é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A jornada é de 40 horas semanais, o trabalhador tem direito a receber hora extra caso faça, abono salarial e 13º, tudo proporcional ao tempo de contratação, e terá os descontos da previdência, relativos ao INSS, para que tenha essa proteção. O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) também é recolhido. O trabalhador também tem direito a receber o descanso semanal remunerado (DSR)”, explica.

Veridiana diz que quem quer conseguir um trabalho temporário não pode ser acomodado: “na Páscoa, por exemplo, quem tem experiência como auxiliar de produção nesse segmento não pode ficar esperando o mês de abril. Tem que sempre buscar com antecedência e ativamente as vagas, procurar saber quando serão abertas e como se inscrever, se é on-line, por e-mail ou se é preciso mandar currículo. A pessoa tem que mapear o mercado e se organizar para esse trabalho”.

Pessoas sem experiência também podem concorrer. “O trabalho temporário, até por essa característica de ligação com o varejo, gera a possibilidade de ser a primeira experiência de inserção no mercado de trabalho. Claro que depende muito da política de cada empresa e se ela costuma contratar com antecedência e oferecer treinamento. O trabalhador talvez não consiga um cargo em vendas, mas pode ter uma oportunidade no setor de estoque ou em outras funções mais simples”, analisa.

Para quem deseja transformar a vaga temporária em efetiva, ela aconselha a trabalhar com comprometimento: “não é porque é um trabalho temporário que você deve desempenhá-lo de qualquer forma ou criar muitas expectativas.

Independentemente de você ser efetivado, enquanto estiver atuando, o seu trabalho é a sua marca. Você trabalha primeiro para você para depois trabalhar para a empresa. Essa boa experiência que um contratante vai ter com o seu trabalho temporário pode abrir portas para efetivação, às vezes não naquele momento, mas no futuro, e de indicações para atuar em outras empresas”, diz.

Dificuldades em se recolocar?
Se você está com dificuldades de se recolocar no mercado, participe do Novo Congresso para o Sucesso. Ele ocorre às segundas-feiras em todas as igrejas Universal.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty images / Arte: Edi Edson