Irã: entrada dos Estados Unidos no conflito aumenta escalada

Os EUA atacaram três instalações nucleares do Irã, no sábado. Saiba mais

Imagem de capa - Irã: entrada dos Estados Unidos no conflito aumenta escalada

No sábado, dia 21 de junho, o presidente Donald Trump anunciou a entrada dos Estados Unidos (EUA) no conflito entre Israel e Irã. Um edifício da Igreja Universal esteve em meio aos ataques (foto acima).

O quadro geral da situação envolvendo o Irã:

  • Os EUA atacaram três instalações nucleares do Irã, no sábado. Quando o conflito entre Israel e Irã começou, os EUA havia enfatizado para que o país do Oriente Médio optasse pela via de um acordo. Entretanto, ele confrontou os EUA dizendo que seguiria com o programa nuclear. A postura forçou o país norte americano a entrar no conflito.
  • Leia também: Israel realiza ataque massivo contra Irã.
  • Vale observar que os EUA possuem armas capazes de destruir completamente as operações subterrâneas do Irã. Inclusive, a instalação nuclear Fordow foi bombardeada. Israel não tinha armamento para esse tipo de operação.
  • Os EUA já estava se preparando para um possível conflito na região, quando iniciou uma ação em direção ao país, levando aparatos de guerra.
  • Em contrapartida, o presidente russo Vladimir Putin disse, em 23 de junho, que o ataque dos EUA não tinha justificativa e que traria um “grande perigo” mundial. Além disso, a Rússia reforçou o apoio diplomático ao Irã. Igualmente, no dia 20 de junho, em um fórum econômico em São Petesburgo, Putin havia afirmado que estava preocupado com a escalada de conflitos.
  • Após o ataque estadunidense, o Irã disparou cerca de 30 mísseis contra Israel. O sistema de defesa aérea de Israel, conhecido como “Iron Dome”, interceptou o ataque iraniano.
  • Contudo, um dos disparadores falhou e os estilhaços chegaram a atingir um edifício da Igreja Universal (foto acima).
  • A falha aconteceu porque o “Iron Dome” ficou sobrecarregado com os ataques em sequência do Irã.

Confira, no vídeo abaixo, a reportagem que foi ao ar pelo “Domingo Espetacular”, no dia 22 de junho:

Acompanhe também as imagens abaixo:

Entenda o conflito israelense-palestino:

Os conflitos envolvendo Israel e os demais povos da região não é recente. Acompanhe o documentário “Do Rio ao Mar“, disponível na plataforma Univer Vídeo, e compreenda o que acontece nesta história.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução