Intestino saudável, corpo saudável

Conheça 3 hábitos que ajudam a manter o intestino funcionando bem

O intestino tem o apelido de “segundo cérebro” e não é por acaso. Seu funcionamento, bom ou ruim, impacta em todo o organismo. Pois ele absorve os nutrientes dos alimentos, para que sejam transportados para todo o corpo.

Para ter um intestino saudável:

De acordo com a nutricionista Monik Cabral, o bom funcionamento do intestino depende de três pilares: boa ingestão hídrica, atividade física regular e alimentação equilibrada.

1- Beba muita água: Um cálculo recomendado pelos especialistas é ingerir 35ml de água por cada quilo. Assim, a quantidade de água ingerida se aproxima mais da sua necessidade individual. Exemplo: Uma pessoa que pesa 65 quilos deve tomar aproximadamente 2,27 litros de água por dia.

2- Cuide da sua saúde física e mental: faça exercícios físicos regularmente, prezando por aqueles que você goste mais. Além disso, maneje seu estresse.

3- Retire os industrializados da sua alimentação: a nutricionista ressalta que alimentos embalados, processados, excesso de álcool e/ou de medicamentos são irritantes e inflamatórios para a mucosa intestinal. Portanto, evite consumi-los diariamente.

Mulheres, atenção:

As mulheres são as que mais sentem os efeitos de um intestino irritado. Cabral explica que o mau desempenho do órgão pode prejudicar, até mesmo, a vida sexual feminina. “Assim, quando a mulher não lida bem com a questão intestinal, ela tem maior estresse, tensão, obstipação, flatulência, inchaço e dor de cabeça. Por isso, o mau humor, má concentração e sexualidade”, pontua a profissional.

Como você tem cuidado do seu corpo?

Embora muitas pessoas subestimem a importância da boa alimentação, esse cuidado também é um ato que agrada a Deus, como está escrito em 1 Coríntios 6.19:

“Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o Templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus”.

Leia mais:

Escolhas Certas: tenha uma alimentação saudável

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock