Inglaterra inicia tratamento com plasma de recuperados de COVID-19

Estudos são promissores e primeiros resultados devem ser divulgados ainda em 2020

Imagem de capa - Inglaterra inicia tratamento com plasma de recuperados de COVID-19

A Inglaterra iniciou dois estudos sobre os efeitos que o plasma de pessoas recuperadas de COVID-19 pode ter sobre pacientes ainda enfermos. A expectativa é: pessoas que recebem o chamado “plasma convalescente” se recuperam mais rápido.

O tratamento funciona como uma injeção instantânea de anticorpos que atuam contra a COVID-19. Para isso, pacientes que já se recuperaram da doença – e, portanto, já têm anticorpos – doem o plasma para aqueles que ainda estão em estado grave. Com os anticorpos recebidos, a luta do organismo contra a doença pode ser mais eficaz.

“O plasma convalescente é um tratamento promissor que pode ajudar pacientes cujos corpos não estão produzindo anticorpos suficientes para conter a doença”, informou Shankar-Hari, coautor de um dos estudos e consultor em medicina intensiva do grupo médico Guy’s and St Thomas’ NHS Foundation Trust, um dos maiores do Reino Unido.

Este tipo de tratamento já foi utilizado com sucesso contra a epidemia de SARS, em 2002, causada por outro tipo de coronavírus.

Neste momento, há cerca de 200 pessoas participando dos estudos ingleses. Sendo que a metade deles recebe o plasma convalescente.

Saiba mais sobre outras apostas da ciência no combate à pandemia clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images