19 de outubro: homenagem aos profissionais da saúde
Será dada a bênção no Templo de Salomão e em todos os templos da Universal
Embora a medicina seja considerada uma das carreiras mais valorizadas e gratificantes, os profissionais da área enfrentam desafios cada vez maiores. Estudos recentes apontam que quase metade dos médicos brasileiros (45%) lida com algum transtorno mental, como ansiedade, depressão ou burnout.
O que os dados revelam
Um novo levantamento da Afya, maior hub de educação e soluções médicas do país, mostra que a saúde mental dos médicos segue em alerta.
O estudo “Qualidade de vida dos médicos 2025” aponta que os índices de sofrimento emocional e físico permanecem altos desde o pós-pandemia, em 2022 — um aumento de 13% em relação a 2024.
Esses números refletem a rotina exaustiva e a sobrecarga que muitos profissionais enfrentam, apesar do papel essencial que exercem na sociedade.
Conscientização sobre saúde mental
Entre janeiro e abril deste ano, uma nova pesquisa ouviu 2.147 médicos. O resultado é preocupante:
- 40% receberam diagnóstico de ansiedade;
- 23,3% relataram sintomas nos últimos 12 meses, sugerindo agravamento recente;
- 37,6% afirmaram ter depressão;
- O burnout também cresceu: apenas 5,7% receberam diagnóstico formal, mas 32,6% apresentam sintomas e ainda não buscaram ajuda.
- Os fatores que mais influenciam esses quadros incluem sobrecarga de trabalho, instabilidade econômica e crises sociais.
Reconhecimento e oração pelos profissionais da saúde
Diante dessa realidade, a Universal, por meio do grupo da saúde (GSU) promoverá um momento de homenagem e oração pelos profissionais essa área tão importante. No domingo, 19 de outubro, será realizado o evento “Reconhecimento aos Profissionais da Saúde” no Templo de Salomão (às 7h, 9h30 e 18h) e em todos os templos da Universal.
“Vamos homenagear todos os médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais da saúde, que desempenham um papel essencial na sociedade”, afirmou o Bispo Renato Cardoso, durante o programa Inteligência e Fé.
O encontro contará com a presença dos voluntários do Grupo da Saúde Universal. E terá como objetivo orar e abençoar cada vida, reconhecendo aqueles que cuidam da saúde de outros, mas muitas vezes enfrentam desafios em sua própria saúde física e emocional.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo