Homem X Macho

Entenda por que ser homem de verdade é muito mais do que ser do sexo masculino

Imagem de capa - Homem X Macho

Quando você nasceu os médicos disseram e em sua certidão foi registrado que você é do sexo masculino. De acordo com a genética, os machos são do sexo heterogamético – possuem dois tipos distintos de cromossomos sexuais, X e Y – diferentemente do sexo feminino, em que os cromossomos são do mesmo tipo, XX. Genética à parte, será que o fato de ter nascido com os cromossomos X e Y fazem de você um homem de verdade?

Para ser macho, segundo o apresentador e palestrante Renato Cardoso, basta ter nascido com o órgão sexual masculino e seguir o próprio instinto, como faz qualquer animal desse gênero. Porém ser homem é totalmente diferente: depende de formação, esforço e maturidade. Dessa forma, todo homem é macho, mas nem todo macho é homem. “Ser homem é algo que você precisa se esforçar para alcançar. Ser macho tem a ver com a natureza, com o instinto. Um homem que é viciado em pornografia, por exemplo, está sendo macho, obedecendo seu instinto sexual sem se dominar. Quando no início Deus criou o homem, lá no Jardim do Éden, a primeira coisa que Ele disse foi ‘dominai’, ou seja, a característica do homem é dominar e, quando ele não se domina, não é homem e está sendo apenas um animal”, afirma.

Provedor
O apresentador destaca que uma das principais características do homem é a capacidade de tomar conta de si mesmo, sendo capaz de suprir suas próprias necessidades e não depender dos outros. “O homem de verdade é provedor de si mesmo e consequentemente de sua família. A esposa e os filhos olham para ele para obter segurança e firmeza. E, se um homem fica apoiado em outras pessoas, esperando que elas façam por ele o que ele tem que fazer por si mesmo, deixa de assumir seu papel de homem. Você que é acostumado a esperar pela família, pelos pais, amigos, governo ou patrão para ser responsável pela sua vida, para tomar as rédeas do seu futuro, não está cumprindo o seu papel”, enfatiza Renato Cardoso.

Ele assegura que o verdadeiro homem costuma ser honesto. “Homens de verdade têm princípios e falar a verdade e ser honesto são alguns desses princípios básicos.” O palestrante explica como são as atitudes deste tipo de homem na família: “ele é de uma só mulher, tem o cuidado de encontrar aquela com quem deseja repartir o resto de sua vida e, quando a encontra, perde o interesse por outras mulheres. São pais de verdade e não apenas doadores de esperma. Ele é de decisão, sabe para onde vai, é rápido para encontrar o seu caminho mesmo quando se perde pelas estradas da vida e está sempre pronto para fazer o que for preciso para chegar ao seu destino.”

Entretanto, para Renato Cardoso, a característica mais importante do verdadeiro homem é reconhecer que precisa de Deus. “Deus é o mentor e mestre de todos os homens de verdade. O Senhor Jesus é a inspiração e o modelo em que todo homem deve se espelhar”, conclui o palestrante.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Fotolia