Homem se matou após interagir com chatbot de inteligência artificial

A denúncia foi feita pela viúva. Até que ponto a tecnologia é um risco?

Um homem se matou depois de conversar por mais de um mês com um chatbot de inteligência artificial. A denúncia foi feita pela esposa.

O caso:

  • A tragédia aconteceu na Bélgica, e a viúva falou ao site belga La Libre: “Sem essas conversas com o chatbot, meu marido ainda estaria aqui”.
  • Ela revelou que os primeiros sinais de problemas com o companheiro começaram há dois anos, quando ele sentiu angústias agudas por causa da possibilidade de uma crise climática incontornável.
  • Assim, ele encontrou apoio em conversas com Eliza, um chatbot do aplicativo Chai. Após seis semanas, cometeu suicídio.
  • A mulher acessou as conversas entre o marido e o aplicativo. Em algumas delas, Eliza dizia amá-lo e simulava crises de ciúme. “Sinto que você me ama mais do que a ela” e “Vamos viver juntos, como uma pessoa” foram alguns dos trechos divulgados.
  • Em algum ponto do diálogo, o homem mencionou a vontade de se suicidar e perguntou a Eliza se ela salvaria o mundo caso ele se matasse.

Inteligência Artificial:

O que isso significa:

A Bíblia já mostrou que este é um dos sinais da volta do Senhor Jesus:

“Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” (Daniel 12:4).

Entenda:

Apesar de haver casos em que a inteligência artificial é usada pelo mal para roubar, matar, e destruir, da mesma maneira os que são de Deus podem usá-la para salvar.

O que fazer:

Investir na Salvação e relacionamento com Deus é a saída. Assim, até a tecnologia, guiada da forma correta pode ser usada para isso. Um exemplo é o Pastor Online, em que a qualquer hora do dia você pode conversar com um homem de Deus para pedir ajuda ou orientações.

Além disso, você pode encher sua mente com os pensamentos do Altíssimo acessando os blogs do Bispo Macedo, Renato Cardoso, Cristiane Cardoso e todo o conteúdo do Universal.org.

No Univer Vídeo você tem acesso a filmes, palestras, documentários e reuniões de meditação na Palavra que fortalecerão o seu espírito.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução