Homem de Deus ou profeta velho?
Qual desses papéis você tem desempenhado na sua caminhada com Deus? Leia e reflita
A Bíblia relata um fato ocorrido entre um homem de Deus e um profeta velho. O homem de Deus havia recebido do Altíssimo uma missão em que deveria seguir à risca as instruções dadas pelo Altíssimo:
“Porque assim me ordenou o SENHOR pela Sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste. Assim foi por outro caminho; e não voltou pelo caminho, por onde viera a Betel.” 1 Reis 13.9
Depois de cumprir a missão a ele designada, retornando por outro caminho, conforme Deus havia ordenado, o homem de Deus se deparou com o profeta velho, que o convenceu a voltar com ele e comer pão em sua casa:
“E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).” 1 Reis 13.18
Deixando-se levar pelas palavras daquele profeta velho, o homem de Deus desobedeceu a ordem Divina e voltou. E assim decretou a sua própria ruína, pois descumpriu a determinação do Senhor.
Interessante observar que a Bíblia não menciona o profeta velho como homem de Deus, ou simplesmente profeta, mas como profeta velho. Ou seja, embora ele fosse profeta, o Senhor já não falava com ele. Ele havia deixado de ser um homem de Deus, havia envelhecido, se acomodado espiritualmente, e por isso Deus não podia mais usá-lo. Do contrário, por que o Altíssimo enviaria outro homem de Deus àquela cidade, se existia um lá?
Quando não somos usados por Deus, somos usados pelo diabo
Mas, mesmo não sendo mais usado por Deus, ele ainda ocupava a posição de profeta. Assim existem muitos na Obra de Deus. Ocupam uma posição, mas não são mais contados por Deus. E o fato é que quando não somos usados por Deus, somos usados pelo diabo.
O diabo usou aquele profeta velho para desviar o foco do homem de Deus, que até aquele momento vinha obedecendo a direção dEle. Porém, por não vigiar ou talvez por achar que já havia feito o que tinha de fazer, acreditou que podia se dar ao luxo de “descansar” e, ao se distrair, acabou caindo na armadilha do diabo, ao dar ouvidos a outra voz.
Se não estivesse distraído, facilmente identificaria que aquela direção não vinha de Deus. Afinal, se Deus havia falado diretamente com ele da primeira vez, por que agora mandaria recado por outro profeta? Mas quando a pessoa perde a visão de Deus é facilmente manipulada.
Infelizmente, o que tem acontecido é que o tempo e os compromissos pessoais e até as muitas responsabilidades na Obra de Deus têm feito muitos deixarem de atender a voz de Deus para atender a outras necessidades.
Deus quer voltar a contar com você
No início da sua caminhada na fé, a voz de Deus tinha total supremacia na sua vida, era Ele quem estava no comando. Nada nem ninguém era capaz de tirar o seu foco de agradar a Deus, de obedecê-Lo. Você acordava de madrugada para orar, jejuava, implorava a presença de Deus, tamanha era a sede que tinha de ter um encontro com Ele e ser batizado com o Espírito Santo.
Não importava o quanto seria necessário renunciar, você estava pronto para atender ao chamado de Deus. Sempre respondia: “Eis-me aqui Senhor. Fala que o teu servo ouve.” Mas o tempo passou e a voz de Deus para você ficou em segundo plano. Você se tornou um profeta velho.
Contudo, Deus quer voltar a contar com você como no início. Pare de arrumar pretexto, pare de deixar Deus sempre para depois. Ele quer voltar a ser o primeiro na sua vida. Volte-se para Ele como no início, pois é você quem precisa dEle.
Não se iluda, a Obra de Deus não é Deus. Não permita que ela ocupe o lugar que pertence a Ele, do contrário, em vez de bênção, ela trará maldição para a sua vida.
Priorize Deus. Sempre.
Compartilhe nas redes sociais.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo