Hoje é dia de consagração do Calebe

O momento é uma oportunidade que trará disposição e renovação para os integrantes e voluntários

Imagem de capa - Hoje é dia de consagração do Calebe

Hoje, dia 3 de março, será realizada mais uma consagração de voluntários e integrantes do Grupo Calebe em todo o Brasil. Em São Paulo, ela acontecerá no Templo de Salomão, às 9h30. Para o Bispo Sérgio Gonçalves, responsável pelo grupo em todo o País, essa é uma grande oportunidade de exercitar a fé. “Encaramos este dia como uma ocasião em que o próprio Deus nos capacita a realizar mais”, observa.

Prestes a completar sete anos de existência, o grupo tem difundido a fé e a coragem a cada integrante. Em Atos 2.17, vemos que “os vossos velhos sonharão sonhos” e, para o Bispo, as consagrações renovam essa visão.

O Bispo também ressalta que aqueles que foram os primeiros membros da Universal hoje fazem parte do Calebe, são grandes exemplos de perseverança e revelam a fé genuína. “Além disso, somos um grupo de fé e muita oração. Por isso, vejo o quanto o Calebe tem sido especial tanto para os idosos quanto para a essência da Igreja”, destaca.

O grupo preza pelo cuidado dos idosos que, em sua maioria, são negligenciados pela sociedade e pela própria família. “Oferecemos o apoio espiritual que, no primeiro momento, é o mais visível. Muitos chegam descrentes e tristes; alguns carregam frustrações e traumas gerados pelas perdas; e outros se encontram separados da família e afastados do trabalho. Aqui, eles aprendem que a idade não é motivo de pesar, mas de investir em antigos projetos”, diz o Bispo.

É o que Maria José Silva, de 86 anos, tem feito. Ela conta que ficava em casa triste e que era uma pessoa muito fechada e agressiva. “Eu não tinha paciência nem sabia perdoar.”

Há sete meses no grupo, ela conta que mudou completamente. Os sentimentos ruins deram lugar ao seu relacionamento com Deus e ao amor ao próximo. “Todos os dias, às 3 horas da manhã, estou orando. Hoje, tenho muita vontade de evangelizar, tenho sede disso”, descreve. Às segundas, quartas e sextas-feiras, ela participa das atividades de ginástica e caratê promovidas pelo grupo.

Atividades
Além do cuidado espiritual, há também uma atenção à questão física e social. “São oferecidos cursos de idiomas e de tecnologia, ofícios como costura, gastronomia, artesanato, jogos e palestras. Isso tudo visa que eles tenham uma vida ativa, saudável e de qualidade. Além disso, aqui, idosos e voluntários aprendem a valorizar a companhia mútua”, afirma o Bispo Sérgio.

Dentre os eventos promovidos, destaca-se o Congresso Melhor Idade. “Em nosso trabalho diário, percebemos que muitos deles não têm necessidades básicas supridas, como orientação médica, odontológica e até mesmo cuidados estéticos e sociais”, expõe o Bispo.

Por isso, em todo o Brasil, são promovidos evento de caráter social como esse “em que, além de uma mensagem de vida e fé, idosos e familiares recebem cuidados de diversas formas”, acrescenta.

No Brasil, o grupo é formado por 182 mil integrantes, sendo 144 mil membros ativos e 38 mil voluntários. Em 2018, quase 1,4 milhão de pessoas foram beneficiadas no Brasil. O grupo também atua no exterior e suas iniciativas já favoreceram mais de 650 mil pessoas.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Cedidas