Historiador da novela Jesus explica importância do milagre da pesca na Galileia

Jesus usa a multiplicação para ensinar aos futuros discípulos sobre as boas novas. Pedro, Tiago e João são surpreendidos com número excedente de peixes em suas redes

Imagem de capa - Historiador da novela Jesus explica importância do milagre da pesca na Galileia

Um milagre surpreendente emocionou o público da novela Jesus nesta quarta-feira (5). Pedro, Tiago e João receberam a orientação de Jesus para que voltassem ao mar, mesmo depois de uma noite de pescaria frustrada, e ficaram maravilhados ao puxar a rede com número excedente de peixes. A quantidade era suficiente para alimentá-los e pagar os impostos aos romanos por um longo período de tempo.
A cena, que é descrita em três dos quatro evangelhos, traz a mensagem de fé e mostra o início da jornada de Pedro como discípulo de Jesus.
Maurício dos Santos Ferreira, historiador da novela, disse, em entrevista ao site oficial, que o milagre da pesca é um momento muito importante do ministério de Jesus porque é um teste de fé para os homens que futuramente seriam seus discípulos.
O historiador explica que a Galileia ficava em uma área rural, afastada de Jerusalém, e que a pesca e a agricultura eram as principais fontes de renda dos moradores da região. Na época na qual Jesus começou Seu ministério, Jerusalém estava sob domínio dos romanos e os judeus eram obrigados a pagar impostos ao imperador. Maurício diz que, na Galileia, a pesca era um recurso essencial para a sobrevivência de muitas famílias que tinham que trabalhar para seu próprio sustento e para pagar os tributos. “Os pescadores eram desprezados, não tinham nenhum tipo de prestígio social. A pesca era o único recurso que eles tinham para garantir a sobrevivência”, explica.
“Se os judeus não pescassem quantidade suficiente, não teriam o que comer e não teriam condições de pagar os impostos. Se isso acontecesse, o cobrador de impostos levaria o devedor ou alguém de sua família para trabalhar como escravo por um tempo determinado, a fim de pagar a dívida com o império”, diz Maurício.
Ele ainda explica que pescar ou não era uma condição de vida para a maioria dos judeus da Galileia.
“É por isso que este milagre é tão importante na história. Ele é um teste de fé para os homens, Jesus estava trabalhando naquilo que era mais precioso para aquelas pessoas, a própria subsistência”, diz o historiador.
Maurício conta que, na passagem ilustrada, Jesus orientou Pedro para que voltasse ao mar da Galileia para jogar as redes mais uma vez, mesmo depois de uma noite inteira sem pegar peixe algum, com o objetivo de ensinar para eles o que é a fé. “Este milagre fala sobre fé, pois Jesus ensina quem é o Deus invisível aos homens em uma linguagem adequada para a realidade na qual eles viviam. Jesus mostrou que, através da fé, até mesmo a sobrevivência deles estava garantida”, diz.
O milagre, que é um dos primeiros do ministério de Jesus, traz também uma mensagem para os doutores da lei que viviam em Jerusalém e desprezavam as Palavras do Filho de Deus. Maurício explica que Jesus começou Seu trabalho com as pessoas que estavam na base da hierarquia social e que o milagre que aconteceu com os pescadores é prova disso: “Jesus compartilha as boas novas primeiro com essas pessoas, transmitindo um recado para Jerusalém. Ele queria mostrar que os primeiros neste novo reino são os humildes, as pessoas que são desprezadas pela sociedade”, explica.
(*) Matéria extraída do site oficial da novela Jesus

imagem do author
Colaborador

Bruna Vichi, do site oficial (*) / Fotos: Blad Meneghel (Record TV)