Pedro: o discípulo que liderou os apóstolos

Conheça alguns detalhes da história desse personagem que tem sido retratado na novela Jesus

Imagem de capa - Pedro: o discípulo que liderou os apóstolos

A novela Jesus tem nos apresentado um personagem muito especial, que foi escolhido pelo próprio Senhor Jesus para liderar a igreja primitiva dos tempos bíblicos: Pedro, o pescador. Confira mais sobre ele, no vídeo abaixo:

Logo nas primeiras aparições desse personagem na trama, pudemos identificar o seu temperamento um tanto bruto, mas de coração bom.
A novela também retrata uma curiosidade encontrada na Bíblia sobre a vida de Pedro. Por meio do Texto Sagrado, sabemos que ele vivia com o seu irmão André em Cafarnaum e que eles trabalhavam com outros dois personagens que viriam a ser discípulos do Senhor Jesus: os irmãos João e Tiago (Lucas 5.10) – filhos de Zebedeu. Eles eram amigos e pescadores no mar da Galileia.
Ao longo da Bíblia, podemos perceber que Pedro tinha uma personalidade inconstante e impulsiva, mas que, ao mesmo tempo, ele era cheio de motivação e energia. Uma lição que podemos extrair do seu temperamento enérgico é que Deus espera essa mesma disposição da nossa parte para serví-lO. Precisamos estar prontos para fazermos o que Ele deseja, precisamos atender instantaneamente a Sua vontade.
O nome original do apóstolo era Simão. Porém, quando o Senhor Jesus o conheceu, deu-lhe o apelido de “Pedro” que significa “Rocha” ou “Pedra” (João 1.42). Isso se relaciona também com a atitude do verdadeiro cristão. Quem tem um relacionamento verdadeiro com o Senhor Jesus não balança na fé. Quando surgem as tribulações, as perseguições, as investidas do diabo, essa pessoa resiste. Nada é capaz de separá-la do Autor da vida.
No aramaico – idioma amplamente falado entre os judeus, nos tempos dos discípulos -, “Pedro” era também conhecido como “Cefas” – por isso, o apóstolo Paulo, por exemplo, o chama dessa maneira em suas cartas (1 Coríntios 1.12, Gálatas 2.9).
Seu caráter de líder dos apóstolos é retratado claramente quando em alguns momentos ele serve de porta-voz do grupo. Além de aparecer nos evangelhos, Pedro também escreveu duas cartas, inspiradas pelo Espírito Santo, para a orientação espiritual da igreja (1 e 2 Pedro).
É perceptível também no Texto Sagrado que a todo momento o Senhor Jesus procura lapidar a habilidade de liderança que há no discípulo. O mesmo acontece conosco nos dias de hoje: Deus deseja nos transmitir as Suas orientações e cabe a nós colocar esses ensinamentos em prática.
Um momento marcante em sua vida foi quando cerca de 3 mil pessoas se converteram, após ele ter transmitido a mensagem de Cristo, durante o derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes (Atos 2).
Novela Jesus
Acompanhe a novela Jesus, que é exibida pela Record TV, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Essa superprodução transmite em detalhes a belíssima trajetória do Senhor Jesus na missão de salvar a humanidade da morte eterna.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Edu Moraes