Hipertensão: a doença silenciosa que mata

Apesar de ser perigosa ela pode ser diagnosticada e controlada

Imagem de capa - Hipertensão: a doença silenciosa que mata

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data marca a luta contra a pressão arterial, que mata cerca de 300 mil de pessoas por ano, 820 mortes por dia, 30 por hora ou uma morte a cada 2 minutos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma doença silenciosa que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e rins. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Na maioria dos casos a doença é herdada dos pais, mas há vários fatores que podem influenciar nos níveis de pressão, entre eles estão:

– Fumo

– Consumo de bebidas alcoólicas

– Obesidade

– Estresse

– Grande consumo de sal

– Níveis altos de colesterol

– E falta de atividade física

Viva bem

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Mas, algumas medidas simples podem ajudar no combate e na prevenção da doença. Segundo o doutor J. Bussade, nutrólogo e um dos pioneiros da Prática Estética Ortomolecular no Brasil, que também é mentor científico e consultor da Bothanica Mineral, a prática de atividades físicas é extremamente benéfica e evita diversas doenças graves. “Um estilo de vida saudável é o melhor tratamento e a melhor prevenção para qualquer doença”, afirmou.

O especialista também afirmou que a prática de atividade é uma das melhores maneiras de prevenção. “Uma caminhada já é importante, porém, quanto mais atividade física melhor. É fundamental procurar ajuda de um profissional para encontrar a atividade ideal para cada um”, aponta.

Com Deus tudo é possível

Para a medicina, muitas doenças não têm cura. O número de pessoas desenganadas tem aumentado a cada dia e isso tem se tornado um pesadelo na vida de muitos.

Contudo, a Bíblia mostra que existe um Deus que pode curar doenças “incuráveis”.

 Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara.”  Êxodo. 15:26

O mesmo Deus que operou no passado, é o que faz no presente, e isso tem sido real na vida daqueles que participam da “Corrente dos 70”, na Universal. Propósito de fé que já abençoou milhares pelo Brasil é realizado no Templo de Salomão, localizado na avenida Celso Garcia, 605, Brás. As reuniões acontecem às 10h, 15h e 20h.

Por isso, se você sofre com alguma doença, não deixe de participar desta reunião especial.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: iStock