Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 10 mil caminhoneiros neste domingo (14) 

Atendimento jurídico, aferição de pressão e teste de glicemia estarão disponíveis em postos de combustíveis e terminais de carga. 

Imagem de capa - Guardiões da Estrada levam serviços gratuitos a 10 mil caminhoneiros neste domingo (14) 

Uma das mais importantes categorias profissionais para a economia do Brasil — e uma das mais negligenciadas por governantes e pela sociedade — os caminhoneiros serão beneficiados neste domingo (14) por mais um mutirão nacional do programa social Guardiões da Estrada. A estimativa da organização do evento é que 10 mil motoristas sejam beneficiados em 12 estados, recebendo diversos serviços gratuitos.

A frequente tensão pelo baixo valor do frete, prazos apertados, jornadas extenuantes, estradas inseguras e o frequente risco de assaltos fazem da condução de um caminhão uma profissão perigosa, estressante e causadora de doenças físicas e emocionais.

Para ajudá-los a suportar essa pressão, mensalmente, os Guardiões da Estrada organizam um dia nacional de ações, que acontece, simultaneamente, em postos de combustíveis, terminais de carga e pontos de descanso em rodovias pelo Brasil.

No evento deste dia 14, o programa social oferecerá lanches, kits de higiene, atendimento jurídico, aferição de pressão e teste de glicemia. Fisioterapeutas também ensinarão exercícios para ajudar a combater as dores musculares e melhorar a postura na direção do veículo. Serão 4,9 mil voluntários envolvidos na ação, em todo o país.

Serão observadas as recomendações do Ministério da Saúde e obedecidos todos os protocolos sanitários locais de combate ao contágio e à propagação da covid-19.

Leandro Zangarini, responsável pelos Guardiões da Estrada no Brasil, relata que como os caminhoneiros passam a maior parte do tempo longe de casa e da família, nas estradas, eles têm um sentimento frequente de abandono.

“O nosso projeto leva até eles uma tarde agradável, fazendo com que não se sintam sós. Não apenas pelos serviços sociais oferecidos, mas também pela palavra de fé, ânimo e esperança que entregamos”, explica.

Quilômetros de cuidados 

Mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus, o programa social Guardiões da Estrada teve início em setembro de 2018, com o objetivo de levar assistência aos caminhoneiros do Brasil.

A iniciativa surgiu após a paralisação da categoria em maio do mesmo ano, quando foram apresentadas as dificuldades e as lutas enfrentadas por esses profissionais.

Em 2020, foram beneficiados 152 mil condutores de caminhão.

Os caminhoneiros movimentam 60% de toda a carga do país, percorrendo 1,7 milhão de quilômetros de estradas. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), existem hoje no Brasil 209 mil empresas de transporte rodoviário de cargas. Os autônomos somam 695 mil registros e há 442 cooperativas. A frota total é de 2,2 milhões de caminhões registrados.

imagem do author
Colaborador

UNIcom