GSU reforça conscientização sobre câncer e endometriose no mês de março

Iniciativa acontece em mais de 60 cidades brasileiras; ação principal será realizada no domingo, 15/3, com orientações para ajudar no diagnóstico e tratamento das doenças

Imagem de capa - GSU reforça conscientização sobre câncer e endometriose no mês de março

O Grupo da Saúde Universal (GSU) promove em todo o país a mobilização “Março Lilás, Amarelo e Azul-marinho”, com ações ao longo do mês voltadas à prevenção do câncer do colo do útero, do câncer colorretal e da endometriose, doenças que podem evoluir de forma silenciosa e afetar milhares de mulheres. A campanha acontecerá nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando mais de 60 cidades, entre capitais e municípios de grande porte. A expectativa é que 40 mil pessoas sejam beneficiadas com o apoio de 15 mil voluntários.

As atividades serão realizadas sobretudo nas catedrais e nos templos da Universal, com distribuição de material informativo, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e verificação de sinais vitais, além de orientações preventivas e incentivo à busca por acompanhamento médico quando necessário.

“Estamos nos mobilizando em todo o Brasil por entendermos a necessidade de fortalecer a consciência de prevenção e cuidados em pontos já conhecidos e outros menos observados, como o aumento da incidência do câncer colorretal em mulheres, que já supera levemente a incidência em homens”, disse o responsável pelo GSU, Jefferson Batista Torres.

Mobilização ao longo do mês

Na cidade de São Paulo (SP), a ação principal do “Março Lilás, Amarelo e Azul-marinho” ocorrerá no domingo, dia 15/3, em diferentes catedrais. A data pode ser diferente em outras regiões, conforme a organização de cada localidade.

De acordo com a projeção do  Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulgada neste fevereiro para o triênio 2026-2028, o câncer colorretal cresceu de 23 mil para 27 mil casos anuais, acima da média geral dos diagnósticos de câncer. Já o de colo do útero é o terceiro tumor mais incidente entre as mulheres. A endometriose, por sua vez, afeta de 10% a 15% das mulheres e meninas no mundo, o que representa aproximadamente 190 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Nosso objetivo é ajudar as mulheres a seguirem com suas rotinas sem colocar em risco suas prioridades originais e, principalmente, sua saúde”, finalizou Jefferson Torres.

Agenda

Catedral de Santo Amaro
Data: 15/3
Horário: das 8h às 9h20
Endereço: Av. João Dias, 1.800 – Santo Amaro, São Paulo (SP)

Catedral de Itaquera
Data: 15/3
Horário: das 8h às 9h30
Endereço: R. Augusto Carlos Bauman, 485 – Itaquera, São Paulo (SP)

Catedral de Guarulhos
Data: 15/3
Horário: das 11h30 às 12h
Endereço: Av. Paulo Faccini, 705 – Macedo, Guarulhos (SP)

Catedral de Belo Horizonte
Data: 15/3
Horário: das 7h30 às 12h
Endereço: Av. Olegário Maciel, 1.329 – Lourdes, Belo Horizonte (MG)

imagem do author
Colaborador

UNIcom