Fumantes têm maior chance de morrer por COVID-19

Entidade mundial pede ao mundo para que pare de fabricar e utilizar cigarros

Imagem de capa - Fumantes têm maior chance de morrer por COVID-19

Um apelo internacional chamou atenção do mundo: a União Internacional Contra Tuberculose e Doença Pulmonar (Union) emitiu um relatório solicitando às fabricantes de cigarro que parassem de produzir seus produtos. No informe, também, é pedido que os fumantes deixem de consumir a droga.

De acordo com os dados divulgados, existem indícios concretos de que pacientes com COVID-19 – que eram fumantes – tiveram a doença agravada em decorrência do vício.

O cigarro, como se sabe, causa diminuição da capacidade respiratória e inflamações pelo corpo. Além de estar ligado à má qualidade do sono e até mesmo à depressão.

O especialista em saúde pública, Gan Quan, porta-voz da Union, declarou: “A melhor coisa que a indústria do tabaco pode fazer para combater a COVID-19 é parar, imediatamente, de produzir, comercializar e vender tabaco”.

Mais de um bilhão de fumantes

Quan afirmou estar preocupado com a saúde dos fumantes. E não é para menos: o vício em tabaco é uma pandemia ainda maior do que o novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas apresentam essa dependência química.

Todos os dias, 428 pessoas morrem no mundo por culpa do cigarro. Só no Brasil são 200 mil mortes por ano. Todas essas pessoas estão correndo risco maior de morrer por COVID-19.

Busque ajuda

Se você pretende seguir o conselho de Gan Quan e parar de fumar imediatamente, é importante entender que o vício é um problema espiritual. E deve ser tratado como tal.

Mesmo as reuniões não acontecendo presencialmente, você ainda pode encontrar auxílio para aprender a utilizar sua fé no combate a esse problema. Para isso, acesse o Pastor Online. Esse é o serviço de auxílio espiritual da Universal que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Você também pode receber ajuda assistindo ao Tratamento Para a Cura dos Vícios. Clique aqui para acessar o canal no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images