Frequentar a igreja garante um lugar no Reino de Deus?

Entenda quais são as atitudes que você precisa adotar para garantir a verdadeira Salvação

Imagem de capa - Frequentar a igreja garante um lugar no Reino de Deus?

O objetivo espiritual de todo cristão é ser salvo – ou deveria ser). Ser salvo significa aceitar Jesus como seu único Senhor e viver uma vida íntegra, reta, alinhada com os propósitos de Deus. Agindo assim, depois da morte, a pessoa salva vive na presença do Senhor. Mas, infelizmente, existem muitas pessoas que estão vivendo no engano. Elas se rotulam filhas do Altíssimo, mas não estão praticando a Salvação no dia a dia porque simplesmente se negam, em um momento ou outro, a obedecer e a agradar a Deus.

Então, como alguém que se recusa a reconhecer as próprias falhas e a mudar pode entrar no Reino de Deus? Recentemente, durante o Santo Culto no Seu Lar, transmitido diretamente do Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso falou do significado desse lugar divino. “O Reino de Deus é o lugar onde Deus é o rei, é o único que manda, é o único senhor, é o único responsável por tudo o que acontece. É onde a vontade dEle é feita.”

Os ensinamentos sobre o Reino de Deus permeiam a Bíblia como um todo, mas foi na vinda de Jesus que isso ficou ainda mais claro. O Bispo Renato exemplificou com o que está descrito em Marcos 1.14-15: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

Arrependei-vos, e crede no evangelho” e complementou dizendo que “Jesus, desde o início até o fim de seu ministério, inclusive depois dele, quando ressuscitou, falava com as pessoas sobre o Reino de Deus”.

Também é por causa da postura de falar sobre o Reino de Deus, segundo o Bispo, que há tantas perseguições contra os cristãos. “Sempre houve o embate entre os ‘reis’ deste mundo, os ‘poderosos’ deste mundo, e o Rei do Reino de Deus. Os ‘poderosos’ deste mundo não conseguem aceitar a ideia de que alguém responda a uma autoridade maior do que a deles.”

Como conquistar o Reino?
Em Mateus 5, o Senhor Jesus orienta que os limpos de coração, os que sofrem perseguição por conta de sua postura cristã, os pacificadores e os mansos terão um grande galardão nos céus.

Quando o Senhor Jesus esteve entre os homens disse também que aqueles que querem segui-Lo devem fazer mais do que estava ordenado no Antigo Testamento. “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás (…) Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo (…). Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” (Mateus 5.21-30).

Sacrifícios
É preciso ainda ter uma vida diária de sacrifícios. Por isso, Ele afirma que a porta do Reino é estreita. Ou seja, o verdadeiro filho de Deus não comete imoralidades, aliás, ele odeia o pecado. Dessa maneira, não se conquista o Reino de Deus por imposição. “A pessoa é quem decide se submeter à Sua Lei e a praticá-la para ganhar o direito de ser cidadão de Seu Reino, com direito à vida eterna, ou não. Então, se você quer entrar em Seu Reino, deve ser humilde para aceitar a Sua Palavra como maior e mais importante do que a sua ou qualquer outra coisa nesta vida. É preciso escolher abrir mão do rei que tem na sua barriga para deixar que Jesus ocupe o reinado na sua vida e no seu coração”, disse o Bispo.

Se você decidiu crer em Jesus, saiba que há festa no Céu (Lucas 15.10), mas com esse desejo de segui-Lo é preciso haver arrependimento de tudo o que você fez ou faz que desagrada a Deus. Sem arrependimento verdadeiro e sem mudança, não há Salvação. Ou seja, não adianta só optar em crer nEle e pronto. A Bíblia condiciona a Salvação ao segundo nascimento: uma nova maneira de viver.

Por isso, para habitar em Seu Reino, é preciso buscar crescer com Ele todos os dias até a Sua volta ou até o dia da sua morte. A Universal está pronta para ajudar você nesta evolução espiritual. Procure o templo mais próximo e alimente sua fé de forma inteligente.

imagem do author
Colaborador

Ana Carolina Cury / Foto: Getty Images