Forte terremoto atinge o leste do Afeganistão
O epicentro aconteceu a uma profundidade de 8km. Saiba mais
No dia 31 de agosto, um terremoto de magnitude 6 ocorreu no leste do Afeganistão. Sobe para mais de 1,1 mil o número de mortes, 3,2 mil pessoas ficaram feridas e cerca de 8 mil construções foram destruídas.
Terremoto no Afeganistão:
- O epicentro aconteceu a uma profundidade de 8km – quanto mais na superfície, mais danoso é o sismo -, na província de Nangarhar.
- O país da região do Oriente Médio está localizado sobre falhas geológicas das placas tectônicas indiana e eurasiana. O abalo pôde ser sentido até mesmo em Islamabad, no Paquistão.
- Além disso, vale lembrar que o Afeganistão já enfrentava muitos entraves sociais, como a tomada do controle, em agosto de 2021, pelo grupo fundamentalista Talebã, só reconhecido pela Rússia.
- Apesar disso, há uma mobilização da população e de autoridades no apoio a quem precisa. Agora, espera-se ajuda internacional.
- As informações são de que lugarejos foram completamente atingidos. Infelizmente, as construções tendem a ser inapropriadas para a ocorrência de terremotos, o que eleva as chances de escombros. O relevo é montanhoso, o que, igualmente, dificulta o acesso de ajuda.
- Acompanhe a reportagem sobre o assunto que foi ao ar pelo Jornal da Record, no dia 1º de setembro:
Nas entrelinhas:
- Terremotos, segundo a Bíblia, são sinais da rebelião da humanidade contra Deus. Quanto mais próximo do fim, mais intensos e frequentes serão esse sinais.
- Quando Deus criou o mundo e a humanidade, o intuito dEle não era gerar os problemas que conhecemos: guerras, desastres naturais, doenças, entre outros.
- Mas, por causa do pecado, ocorreu uma separação entre criação e Criador. Assim, o Senhor Jesus precisou pagar com a própria vida para que esta união pudesse ser restabelecida, com o sacrifício na cruz.
- Contudo, chegará um momento em que Deus colocará um fim à atuação dos demônios e da maldade humana. Este período é conhecido como a “Grande Tribulação”, que serão os últimos três anos e meio da Terra.
O que a Bíblia diz:
- Assim, Joel, Daniel, João (em Apocalipse) e Isaías, por exemplo, previram este evento.
- Só para ilustrar, o profeta Isaías apontou: “Eis que o Senhor esvazia a Terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores. E o que suceder ao povo, assim sucederá ao sacerdote; ao servo, como ao seu senhor; à serva, como à sua senhora; ao comprador, como ao vendedor; ao que empresta, como ao que toma emprestado; ao que dá usura, como ao que paga usura. De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra. A Terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da Terra. Na verdade a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna” (Isaías 24:1-5).
- Entretanto, é importante acrescentar que Deus garante que haverá um Novo Céu e uma Nova Terra para aqueles que Ele vai salvar.
O que mais você precisa saber:
Este tema é complexo e muito extenso. Porém, é necessário que você busque cuidar da sua alma. Porque, embora o corpo volte para o pó, a sua alma durará para sempre (no Reino Céu ou na condenação eterna).
- Na plataforma Univer Vídeo, você encontra o documentário “O Início do Fim“, que ilustra as profecias bíblicas de maneira didática.
- Aos domingos, às 18h, no Templo de Salomão, ocorre a “Vigília pela sua Alma”. Participe e acompanhe lições de fé a respeito do fim dos tempos.
- Igualmente, confira o livro “Segredos e Mistérios da Alma“, de autoria do Bispo Edir Macedo, e compreenda melhor sobre a eternidade da alma.
- Além disso, há o livro “A Terra vai pegar fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso, que esclarece capítulo por capítulo o livro bíblico de Apocalipse.
- Leia também: 10 perguntas sobre “Apocalipse” que você precisa conferir a resposta
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo