Fim dos tempos: mortes na Índia por causa de forte onda de calor

Efeito climático também afetou a produção agrícola do país

Imagem de capa - Fim dos tempos: mortes na Índia por causa de forte onda de calor

A temperatura na Índia tem chegado aos incríveis 50 graus Celsius, recentemente.

Por causa da forte onda de calor, 184 mortes já foram contabilizadas no estado de Bihar, informou a versão online da Al Jazeera. Historicamente, a Índia tem sofrido com a anormalidade do clima. Desde 2010, ocorreram mais de 6 mil falecimentos.

O norte do país tem registrado as maiores temperaturas. Sobretudo, nos estados de Bihar e de Rajasthan.

O aumento e prolongamento das ondas de calor chamam atenção do Ministério de Ciências da Terra da Índia. Os dados são coletados desde 1901. E, dos 15 anos mais quentes, 11 foram registrados no intervalo entre 2004 e 2019.

“Em 2019, chuvas escassas durante a estação pré-monções, juntamente com uma monção tardia, tornaram o calor mais insuportável”, avaliou a publicação online NASA Earth Observatory. Monções são mudanças de direção dos ventos quando muda a estação climática.

Em outras palavras, ao longo dos anos, o clima tem sofrido mudanças bruscas na Índia.

Como consequência, a monção tardia que ocorreu nesse ano afetou a produção do arroz na Índia, que é o maior exportador do grão no mundo.

Europa: maior crise de calor desde 2003

O lado ocidental do continente europeu está preocupado com a onda de calor recente que chegou na região. As temperaturas chegam a 45 graus Celsius. França, Portugal e Espanha esperam temperaturas ainda maiores. Enquanto novos recordes foram registrados na Alemanha e na República Checa.

Em 2003, de acordo com o serviço de meteorologia do Reino Unido (Met Office), cerca de 20 mil pessoas morreram por causa de uma forte onda de calor que havia atingido a Europa, na época.

Leia também: 113 milhões de pessoas, em 53 países, vivem em fome extrema

Sinais do fim dos tempos

A Bíblia fala que no fim dos tempos o planeta em que vivemos será completamente destruído.

Primeiro, acontecerão mudanças políticas, econômicas e religiosas, que proporcionarão o surgimento da figura do anticristo e do falso profeta (Apocalipse 13:4). Eles serão conduzidos por Satanás e farão com que os habitantes desse período neguem a Deus (2 Tessalonicenses 2:4).

Depois, acontecerão catástrofes naturais na Terra. Como, por exemplo, a queda da estrela Absinto, que contaminará parte das águas do planeta (Apocalipse 8:11).

Ao final, ocorrerá a destruição do sol, da lua e de corpos celestes (Lucas 21:25).

Leia também: O que são as 7 trombetas do Apocalipse?

Sobre o fim da história da humanidade, o Bispo Edir Macedo observa no livro “Estudo do Apocalipse”: “Muitos que hoje não dão importância chegarão naqueles dias à fé viva no Senhor Jesus Cristo. Eles se arrependerão e se converterão em meio às lágrimas. Mesmo convertidos, continuarão sofrendo, pois serão dias muito difíceis. (…) Durante a Grande Tribulação haverá muita fome e sede na Terra, porque tudo estará destruído. (…) Concluímos que aqueles que ficarem para trás sofrerão os horrores da fome; da sede; do sol; do ardor da angústia e do desespero, que nunca e jamais podem ser comparados com as pequenas tribulações pelas quais o cristão passa hoje.”

Saiba mais sobre o fim dos tempos

No Univer Vídeo há uma série com palestras sobre o livro bíblico de Apocalipse. Se você deseja aprender mais sobre o tema, assista.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Getty Images, Reprodução CNN/Reuters