Filhos e tecnologia: uso de telas atrapalha o desenvolvimento motor das crianças

Estudo demonstra relação entre uso de telas e aprendizado cognitivo e motor

Imagem de capa - Filhos e tecnologia: uso de telas atrapalha o desenvolvimento motor das crianças

Crianças que usam telas em excesso têm a habilidade motora prejudicada. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ademais, a pesquisa revela que, durante a quarentena, o consumo de telas por crianças aumentou em 100%.

O estudo foi realizado com 900 crianças de quatro a seis anos de idade e seus pais. Coube aos pais responder perguntas sobre o comportamento dos filhos. Já as crianças realizaram testes motores e cognitivos, como explica a fisioterapeuta Erika Feliz, responsável pelo estudo:

“As crianças realizaram uma avaliação motora completa, com testes como manuseio de objetos, andar em linha reta, pular, ficar na ponta dos pés, imitação de gestos, noções de direita e esquerda, repetição de frases e reprodução de estímulos visuais e auditivos”.

O resultado demonstrou que o uso excessivo de telas (sejam elas TVs, computadores, tablets ou celulares) substitui atividades físicas e motoras na rotina das crianças. E isso leva ao comprometimento do desenvolvimento das habilidades motoras, pois essa fase é crucial para o desenvolvimento dos pequenos.

A evolução cognitiva e motora das crianças depende grandemente dos estímulos oferecidos a elas. Ou seja: se os pais oferecem apenas telas, os pequenos não aprenderão tudo o que precisam nem em um ritmo adequado.

De acordo com a pesquisa da Unifesp, uma criança brasileira passa, em média, três horas por dia diante de telas. Durante a quarentena, esse número subiu para, pelo menos, seis horas diárias.

A Escola Bíblica Infantil (EBI) oferece dicas sobre como os pais podem auxiliar no desenvolvimento dos filhos, sem que esses permaneçam o tempo todo diante das telas. Além das fotos e vídeos postados, também são exibidas lives com orientações para os pais. Clique aqui e siga o Instagram da EBI.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images