Ficou cega de tanto jogar no smartphone

Mulher perde a visão após passar a noite no celular

Imagem de capa - Ficou cega de tanto jogar no smartphone

Uma mulher da cidade chinesa de Shenzhen ficou cega após passar muitas horas jogando em seu smartphone. Ela jogou durante a noite inteira. Dormiu um pouco e, ao acordar, voltou a jogar. Em menos de cinco minutos percebeu que estava cega do olho esquerdo.

“Ela não enxergava nada. Nós diagnosticamos Retinopatia de Valsalva”, explicou o médico Qiu Wangjian, que tratou a paciente, ao jornal britânico Daily Star.

smartphoneRetinopatia de Valsalva é uma redução súbita da capacidade de enxergar causada por hemorragia. As principais causas são vômito, tosse, esforço e atividade física exagerada.

Na imagem ao lado é possível ver várias bolsas de sangue na retina da moça, bloqueando totalmente sua visão. Ela foi causada pelo esforço excessivo de lidar com a luz do celular por tanto tempo.

Felizmente, Wangjian agiu rápido, furando a retina da vítima e escoando excesso de sangue. Ela voltou a enxergar, mas precisará lidar com seu vício em smartphone.

Cuidado! Eles são feitos para viciar

Durante edição recente do programa The Love School – A Escola do Amor, o escritor Renato Cardoso ressaltou a importância de estar atento ao uso que se faz dos smartphones e a capacidade que esses aparelhos têm de fazer viciados:

“Esse tema não pode ser subestimado. Hoje em dia as pessoas não se dão conta, até porque é uma coisa relativamente nova essa questão de vício em celular. Elas não se dão conta das consequências que isto está tendo em muitas áreas da vida: saúde, relacionamento, falta de atenção, troca de parceiros, acesso fácil a relacionamentos em aplicativos e tudo o mais. E só daqui há alguns anos a gente vai ver realmente no que isso vai resultar na sociedade.”

Todavia, já é possível ter noção dos danos causados pelo uso excessivo smartphones. Por exemplo: recentemente, um estudo mostrou que esses aparelhos estão fazendo nascer chifres em pessoas. Outra pesquisa apontou que smartphones destroem a capacidade de concentração das crianças.

Por isso, o escritor afirma que “todo mundo precisa saber que as empresas por trás dos celulares, todas elas, trabalham com arquitetura para viciar o usuário. Isso acontece porque eles ganham com o uso prolongado”.

Desde a escolha das cores até os sons, as imagens, as notificações e a rolagem infinita. Tudo é feito para deixar o usuário cada vez mais tempo preso no aparelho. O resultado são pessoas com graves problemas de saúde.

Assim, a indicação é: use seu smartphone de maneira inteligente. Não se deixe viciar. E, se você já está viciado no aparelho, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios, na Universal, que foi criado exclusivamente para auxiliar dependentes a se libertarem. Clique aqui e saiba onde participar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images