Fenômeno natural da ressurgência sazonal não ocorreu no Golfo do Panamá

Evento deveria ter acontecido entre janeiro e abril. Há algo que você precisa saber

Imagem de capa - Fenômeno natural da ressurgência sazonal não ocorreu no Golfo do Panamá

A ressurgência sazonal é um fenômeno natural que traz as águas frias e cheias de nutrientes do fundo do oceano para a superfície. Neste ano, ela ainda não ocorreu na região do Golfo do Panamá, na América Central, e isto está afetando a pesca.

O problema da ausência da ressurgência sazonal:

  • A informação é do Instituto Smithsonian de Pesquisa Tropical (STRI). Em 40 anos, este é o primeiro registro dessa mudança de padrão.
  • O fenômeno deveria ter ocorrido entre janeiro e abril. Ele acontece por causa dos ventos alísios, originados entre dezembro e abril, na estação seca da América Central. Neste ano, os ventos foram mais fracos do que o normal.
  • Além do movimento das águas frias, este evento ajuda no controle da temperatura do litoral e na vida marinha, que não sofre com os ganhos e perdas de calor prejudiciais.
  • Desse modo, se o novo padrão persistir, é natural que todo o sistema da região seja afetado – incluindo a pesca da população local.
  • Por fim, é evidente, com isso, que as mudanças climáticas vieram para ficar. Isto acende o alerta para os alagamentos de centros urbanos, frios extremos, além de muitas outras dificuldades para a vida na Terra.

Nas entrelinhas:

  • O mundo parece viver um cenário de transição. Nos noticiários, acompanhamos as guerras entre países, as revoltas políticas, a fome, os fenômenos naturais mudando de padrão, por exemplo. Este contexto se alinha com o fim dos tempos apresentado pela Bíblia. Ninguém pode prever quando exatamente o mundo acabará, mas é possível notar que os sinais são cada vez mais fortes e frequentes.
  • Assim, Deus não criou o mundo para ser injusto e cheio de problemas. Porém, a humanidade decidiu se rebelar contra Ele. E as consequências disso podem ser acompanhadas todos os dias por meio da mídia.
  • Só para ilustrar, a maldade humana é tão forte que a Bíblia nos antecipa que mesmo com as catástrofes descritas em Apocalipse, as pessoas não vão mudar seus corações duros.
  • “E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar. E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos” (Apocalipse 9:20-21).
  • É por isso que Deus chama a humanidade para o arrependimento. Esta é a oportunidade que Ele concede para quem deseja retornar ao “Jardim”.

O que fazer:

No vídeo abaixo, o Bispo Renato Cardoso fala a respeito da importância do arrependimento sincero diante de Deus. Confira a mensagem e pense a respeito:

Leia também:
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock