Falta pouco para conhecermos a nova catedral de Brasília

O final da construção está previsto para meados de 2022. Se o visual impressiona, nada se compara à obra que acontecerá no interior de cada um dos visitantes

Imagem de capa - Falta pouco para conhecermos a nova catedral de Brasília

Conhecida por suas construções arquitetônicas, a capital do País, Brasília, no Distrito Federal, está prestes a receber uma das mais novas catedrais da Universal. O projeto, que avança mesmo em meio à pandemia, arranca elogios de quem o vê. Muito mais do que apenas um monumento, a obra tem sido levantada, tijolo a tijolo, com um intuito principal: erguer vidas.

Semanas antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, o Bispo Renato Cardoso tinha visitado a construção.

Na ocasião, ele chegou a afirmar que, todas as vezes que as portas de uma nova Igreja são abertas, se abre, na verdade, uma porta para o Céu. Jacó teve essa mesma visão ao despertar de um sonho (leia em Gênesis 28). “Todas as vezes que abrimos uma igreja, estamos abrindo uma porta para os Céus, ou seja, um lugar aonde a pessoa chega normalmente desesperada e aflita e, ali, ouve a Palavra de Deus e tem a oportunidade de receber a Salvação. Então, não importa se é um templo grandioso ou um lugar simples. O que importa é que uma porta se abriu e ali estará um homem de Deus trabalhando para levar às pessoas o conhecimento da Fé”, disse o Bispo.

Recentemente, durante uma reunião no Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato mencionou que a obra em Brasília é um projeto de Deus. “Esse é mais um lugar que nós colocamos os pés e que Deus nos deu. Ele era impossível, mas Deus nos deu para a glória dEle. Durante a pandemia, essa obra não parou e a previsão é de que esteja finalizada daqui a um ano.”

PROJETO
À Folha Universal, o Bispo Carlos Alberto Vilela de Oliveira, responsável pelo Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd) no Brasil, destaca alguns detalhes da construção: “a catedral tem uma arquitetura contemporânea e diferenciada em um projeto com mais de 50 mil metros quadrados de área construída, estacionamento em espiral e contínuo para mais de 600 carros, com profundidade total de 16 metros, e uma esplanada contínua ao pórtico (local coberto na entrada da construção)”. Ele ressalta que esse pórtico é feito com linhas curvas, tem mais de 10 metros de altura e simboliza a Mão de Deus. Dessa forma, ao entrar na catedral, os fiéis terão a percepção de que são realmente acolhidos.

Localizada entre Águas Claras e Taguatinga, região com maior densidade demográfica do Distrito Federal, a construção está situada no eixo viário da Estrada Parque do Contorno (EPCT), que se liga a diversas rodovias federais. Até o momento, o projeto gerou cerca de 300 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Cedidas