Falar outro idioma pode melhorar o seu salário
Conheça os benefícios de dominar uma língua estrangeira para a sua trajetória profissional
Se você planeja alavancar a sua carreira, aprender um novo idioma é uma meta que não pode faltar entre as suas prioridades. No ambiente profissional, ter proficiência em uma segunda ou terceira língua pode ampliar as suas oportunidades para cargos de destaque. Além disso, a internacionalização de empresas nacionais aumenta a busca por colaboradores capazes de se comunicar com pessoas em todo o mundo.
Conquistar salários maiores, ampliar a rede de contatos, participar de projetos globais ou ter a chance de morar no exterior a trabalho são apenas algumas das muitas possibilidades para quem domina outros idiomas. No entanto, apesar dos muitos benefícios, um estudo realizado pela organização British Council apontou que apenas 5% dos brasileiros conhecem o inglês, que é a língua mais usada no meio corporativo e, entre eles, só 1% possui fluência. Esse déficit começa desde a educação básica, como indica um outro estudo, realizado pela Pearson. O levantamento indicou que 54% dos entrevistados não alcançaram um bom nível de proficiência em inglês por meio da educação formal e apenas 25% se sentem confiantes em habilidades como falar, ouvir, ler e escrever no idioma. Dá para imaginar que isso não seja diferente em relação a outras línguas.
Para a gestora de recursos humanos Márcia Lima Lombardi, a habilidade de se comunicar em vários idiomas se tornou um diferencial de extrema importância para o mercado atual. “A falta de conhecimento em um idioma pode, de fato, ser um obstáculo significativo para contratações e promoções. Candidatos que dominam idiomas estrangeiros podem se destacar em processos seletivos, tornando difícil para outros sem essa habilidade conquistarem a vaga. Já as promoções, muitas vezes, envolvem responsabilidades que exigem interação com equipes ou clientes de outros países. A falta de um idioma pode impedir o acesso a essas oportunidades”, diz.
Realmente, as dificuldades dos que não falam outro idioma são perceptíveis. De acordo com uma pesquisa feita com quase mil profissionais brasileiros pela plataforma Preply, 59% dos entrevistados acreditam que as melhores oportunidades de emprego com um salário atrativo exigem a fluência em um segundo idioma. Além disso, 15% afirmam que já deixaram de ser contratados e 14% perderam a possibilidade de uma promoção devido à falta de domínio na língua requerida para a vaga.
Isso acontece porque, segundo Márcia, profissionais bilíngues ou multilíngues são vistos como mais valiosos para empresas com foco global: “esses funcionários podem ajudar na sua expansão para novos mercados, aumentando oportunidades de negócios, pois conhecer outra língua permite uma melhor compreensão das nuances culturais, facilitando negociações e colaborações, além do oferecimento de um atendimento mais personalizado e eficaz”.
E as vantagens não se limitam apenas aos empregadores, pois a habilidade de se comunicar em várias línguas também contribui para o crescimento pessoal dos profissionais que a desenvolvem. “Aprender um idioma exige prática e superação de desafios, o que pode aumentar sua autoconfiança em ambientes de trabalho. E a fluência em um novo idioma melhora suas habilidades de comunicação, algo essencial em cargos de liderança e em interações com equipes diversas, e pode abrir portas para funções em diferentes áreas ou até mesmo em outras localizações geográficas, expandindo seu campo de atuação. Por fim, o processo de aprendizagem de um novo idioma melhora habilidades como paciência, adaptabilidade e resolução de problemas, que são valiosas em qualquer cargo”, explica Márcia.
Um bom investimento
Aprender uma nova habilidade como forma de investimento em sua carreira nunca é um mau negócio. Se o seu objetivo é se aprofundar nos estudos, saiba que existem inúmeras instituições e plataformas on-line que oferecem o ensino de idiomas, além de programas gratuitos como o Projeto Universitários, do grupo Força Jovem Universal (FJU). A iniciativa tem como objetivo estender a oportunidade de aprendizado a jovens entre 15 e 25 anos que visam um futuro de sucesso e disponibiliza aulas de inglês, espanhol, francês e alemão, entre outros, sem nenhum custo.
Segundo o responsável pelo Projeto, Wellison Alves, essa é a chance de concretizar a meta de falar outra língua. “Temos visto muitos jovens que sempre tiveram o desejo de aprender um novo idioma, mas viam isso como um sonho distante. Mas, agora, com as aulas gratuitas, ajudamos cada um a tornar isso realidade em sua vida pessoal e profissional”, diz.
Entre os beneficiados pelas aulas está o operador de plotter José Vinicius dos Santos, de 23 anos. Ele é um dos alunos inscrito na turma de inglês e conta sua experiência ao longo de sete meses de aprendizado: “tenho enxergado o estudo como uma porta para um novo mundo que eu não conhecia, porque o idioma ajuda a quebrar barreiras, ele faz com que o mundo se conecte. Então, estar nas oficinas pode ser o começo de algo muito maior. Além disso, as aulas são dinâmicas, aprendemos várias regras gramaticais e somos encorajados a falar o idioma dentro e fora da sala”.
Cresça com Deus
Além de estudar outro idioma, participe das reuniões Prosperidade com Deus, às segundas-feiras, na Universal, e aprenda a colocar em prática a direção Divina para uma trajetória de sucesso em todas as áreas da vida.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo