Exposição bíblica chega a mais 9 países do continente africano levando a Palavra às crianças

Evento da EBI mostra a importância da leitura da Bíblia

Imagem de capa - Exposição bíblica chega a mais 9 países do continente africano levando a Palavra às crianças

A exemplo do evento que reuniu milhares de pais e crianças na África do Sul, recentemente, grupos de voluntárias da Escola Bíblica Infantil (EBI) também realizaram a Exposição Bíblica em diversos outros países do continente africano. Dessa maneira, puderam levar a Palavra de Deus aos pequeninos e suas famílias, de uma forma lúdica, mas eficaz. E, também, mostrar a importância da leitura da Bíblia durante as atividades propostas na exposição.

A montagem do evento foi norteada pelas passagens e histórias bíblicas, apresentando os heróis da fé aos visitantes. Um dos objetivos foi que as crianças conseguissem, não apenas aprender as mensagens, mas, acima de tudo, as colocassem em prática em suas vidas.

Para Felice Kasinamaone, responsável pelo evento em Uganda, ações como essa são de extrema importância para as crianças. “A maioria não tem um momento de lazer. Nas férias, vão para o interior trabalhar, ajudar na plantação ou na colheita. Muitas, vão sozinhas à igreja. Elas não querem perder a oportunidade, não apenas de se divertir – por meio das atividades e brincadeiras -, mas de aprender sobre a Palavra de Deus”, relatou.

Além disso, durante a Exposição Bíblica, os pais também puderam ter um momento de lazer com seus filhos, pois, geralmente, eles trabalham muito e não conseguem estar sempre presentes.

Exposição leva a Palavra às crianças

Tanzânia (na África Oriental), Burkina Faso e Gambia (ambas na África Ocidental) receberam o evento pela primeira vez.

“O trabalho da EBI essa têm sido de suma importância aqui em nosso país. Muitas crianças crescem sem ter ao menos tempo para brincar. A maioria tem muitas obrigações em seus lares, como ajudar a cuidar dos irmãos mais novos. Por isso, atividades como essa permitem que aprendam sobre a Palavra de Deus e como lidar com as dificuldades do dia a dia”, afirmou Luciana Martins, esposa do Pastor Gilson Martins, responsável pela Universal em Burkina Faso.

Mesmo com poucos recursos, e diante das dificuldades enfrentadas em alguns países, educadoras da EBI e esposas de pastores se dedicam, sem medir esforços, para levar a Palavra às crianças. Com muita criatividade, elas utilizaram material reciclável e produziram jogos e apresentações. Foram confeccionados por exemplo maquetes e jogos. As apresentações, por sua vez, mostram importantes acontecimentos bíblicos, tais como, “A Santa Ceia”.

A vendedora Zioko Kadidja, de 34 anos, contou como essas atividades são importantes para a sua filha de 8 anos. “O trabalho da EBI permite que ela aprenda sobre fé e o temor a Deus. Antes de frequentar o grupo, ela era uma criança muito tímida e não dormia bem. Hoje, fico feliz em vê-la brincando, se divertindo e aprendendo. A Expo foi importante para as crianças entenderem melhor a Bíblia por meio das atividades e do conteúdo apresentado.”

Crianças aprendem a orar e a obedecer

Outros países como Botsuana, Ruanda e Zimbábue realizaram a segunda edição do evento. Quênia e Uganda, a terceira. E, Zâmbia apresentou a sua quinta Exposição Bíblica.

“Eu vejo o quanto o trabalho da EBI ajuda na vida dos meus filhos. Bryan, de 5 anos, aprendeu a orar, a saber diferenciar entre o bom e ruim. Boris, de 11 anos, aprendeu sobre a obediência e sempre se esforça para dar o seu melhor. Ele aprendeu a pedir perdão. A EBI ensina as crianças a crescerem com Deus e a viver na Sua presença”, declarou a gestora de RH Marie-Paule Umuhoza, de 40 anos, moradora de Ruanda.

Ações como essa vão muito além da diversão, pois, as atividades apresentadas ajudam as crianças a memorizarem o que aprendem em aula nas salas da Escola Bíblica Infantil.

Para Flávia Cerqueira, esposa do Pastor Jailson Cerqueira, responsável pela Universal na Gambia, essa ação foi muito importante, pois, mostrou às crianças que elas também podem se tornar heróis da fé dos dias atuais, por meio da obediência e da fé inteligente colocada em prática.

“Aqui no país, nossas crianças são humilhadas com o preconceito, muitos sofrem por ser cristãos, e são levados a ficar de fora de muitas atividades na escola. Mas, por meio dessa ação, elas também puderam confraternizar igualmente com outras crianças. Foi muito especial”, concluiu.

Conheça a Escola Bíblica Infantil

Cerca de 1,2 milhão de crianças entre zero e 10 anos são atendidas por meio do trabalho da Escola Bíblica Infantil. No Brasil, atua em 26 Estados e no Distrito Federal. Também desenvolve atividades em mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu.

Quer ser uma voluntária e participar das ações da EBI? No Brasil, entre em contato com a Central EBI Brasil pelo e-mail falecomebibrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 95056-7723.

Veja galeria de imagens abaixo:

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas