“Escola Bíblica de Férias” ensina a importância da Palavra às crianças por meio de atividades lúdicas

Projeto da EBI do Mato Grosso acontece duas vezes ao ano. Saiba mais

Imagem de capa - “Escola Bíblica de Férias” ensina a importância da Palavra às crianças por meio de atividades lúdicas

O período de férias é um tempo de descanso das tarefas escolares. Nesse ínterim, as crianças têm mais disponibilidade para praticar atividades lúdicas que valorizem o aprendizado da importância da Palavra de Deus. Pensando nisso, a Escola Bíblica Infantil (EBI) do Mato Grosso organizou ações para os pequenos até 10 anos.

O projeto chamado de “Escola Bíblica de Férias” acontece duas vezes ao ano. Recentemente, as educadoras voluntárias da EBI realizaram ações diferenciadas: “Dia da Culinária Kids”, “Brincando e Aprendendo” e “Oficina de Artes”. Em todo o estado, a EBI atende, em média, 12 mil crianças.

As atividades do projeto de férias acontecem de domingo a sexta-feira, nas salas dedicadas à EBI, nos horários das principais reuniões. E, por sua vez, são direcionadas às crianças de 2 anos até 10 anos de idade, geralmente. As educadoras sempre estão atentas às necessidades das crianças.

Ensinar a importância da Palavra por meio das atividades

Além de passar aos pequenos os ensinamentos bíblicos e levar uma palavra de fé e Salvação, as educadoras buscam pelos melhores recursos didáticos. Assim sendo, conseguem incentivar e facilitar o entendimento das crianças, para que elas possam interagir com os amiguinhos, colegas de escola e com a família em casa.

A responsável pela EBI do Mato Grosso, Larissa Lopes da Silva, explicou sobre cada atividade desenvolvida nesse período. “Na ação de culinária, as crianças tornam-se chefs de cozinha por um dia, de maneira segura e divertida. Eles colocam a mão na massa e usam a criatividade. Com a ajuda das educadoras, enfeitam os cupcakes que depois levam para os pais e responsáveis. Assim, desenvolvem um trabalho em grupo e se divertem, criando laços de respeito com o próximo e também com o alimento que é algo sagrado. Ensinamos que o desperdício é errado e que é sempre bom dividir com o próximo”, contou.

Na oficina de artes, as crianças demonstram o lado artístico. “Por meio da pintura, do desenho e da colagem, elas apresentam o que entenderam da aulinha que tiveram antes. O objetivo é incentivar e explorar o lado criativo delas, dando a possiblidade de se expressarem”, disse. Por sua vez, a ação “Brincando e Aprendendo” é uma atividade interativa. “A atividade procura ensinar às crianças a Palavra de Deus e a importância para suas vidas, de uma forma leve e dinâmica, utilizando recursos visuais e didáticos. Elas aprendem por meio das histórias bíblicas e dos heróis da fé”, concluiu Larissa.

“Aprendi a usar a fé para vencer as lutas”

A auxiliar administrativa Vitória Alves, de 18 anos, é educadora voluntária. Ela conta que foi na EBI que aprendeu o que era a fé e como usá-la. Agora, ela exerce com muito amor e gratidão o papel importante de levar a Palavra de Deus aos pequeninos.

“Cheguei à Igreja com 3 anos. Uma educadora abordou minha mãe explicando como o trabalho era realizado. Lembro-me que fui recebida com muito carinho. Foi na EBI que aprendi a usar a fé para vencer as lutas. Apesar de ser bem novinha, já entendia um pouco os problemas que meus pais enfrentavam no casamento e sofria com a situação. As educadoras me ajudaram com propósitos e orações. O casamento deles foi restaurado”, relatou.

E continuou: “Vivemos em um mundo que, muitas vezes, é contra os princípios da fé e do caráter íntegro. Nosso papel de educadora na EBI é levar cada pequeno a conhecer a Deus de fato e ensinar as crianças para que possam ser futuros jovens e adultos de bem.”

Conheça a Escola Bíblica Infantil

Cerca de 1,2 milhão de crianças entre zero e 10 anos são atendidas por meio do trabalho da Escola Bíblica Infantil. No Brasil, atua em 26 Estados e no Distrito Federal. Também desenvolve atividades em mais 48 países nos continentes africano, americano, asiático e europeu.

Quer ser uma voluntária e participar das ações da EBI? No Brasil, entre em contato com a Central EBI Brasil pelo e-mail falecomebibrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp (11) 95056-7723.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas