Exemplo de fé: relembre 7 ensinamentos de Samuel em Reis – A Ingratidão

Profeta segue as ordens de Deus e orienta o povo de Israel; confira momentos marcantes do personagem na segunda temporada

A história de Samuel (Roberto Birindelli) em Reis tem inspirado os fãs da superprodução. O profeta veio ao mundo por meio de um milagre na vida de sua mãe, Ana (Branca Messina) e, desde a infância, chamava a atenção de todos por seu bom comportamento.

Em sua fase jovem, interpretada por Rafael Gevú, o rapaz pregava a palavra do Senhor ao povo de Israel. Cinquenta anos depois, na temporada A Ingratidão, ele continua sendo um exemplo de fé e temor a Deus.

Bom marido 

A parceria entre Samuel e Eloá (Andrea Avancini) só aumentou com o passar do tempo. Apaixonados, eles construíram uma família e seguiram juntos na caminhada de fé. O profeta fez questão de preparar uma surpresa para homenagear a esposa em comemoração aos cinquenta anos de casados.

Preza pela família

Samuel e Eloá tiveram dois filhos ao longo do relacionamento: Joel (Daniel Dalcin) e Abias (Osmar Silveira). O zelo e carinho entre eles prova o quanto a família é um bem precioso para o profeta.

Pulso firme

Apesar do amor que sente pelos filhos, Samuel seguiu os ensinamentos de Deus e os repreendeu logo após descobrir que Joel e Abias estavam se aproveitando como juízes de Israel para benefício próprio.

Homem de fé 

Os momentos difíceis estiveram presentes algumas vezes na caminhada de Samuel. Ele se decepcionou quando uma multidão, guiada pelos anciãos, exigiu um rei para Israel. O profeta ficou indignado ao ouvir os questionamentos do povo e as acusações contra Deus.

Busca orientação de Deus

Decepcionado com a atitude dos filhos e também com o povo, Samuel chorou e falou com o Senhor. Em uma noite triste para o profeta, ele ajoelhou para demonstrar respeito e pediu misericórdia a Deus, que atendeu à súplica de Seu servo.

Vive com humildade

Assim que conheceu Saul (Carlo Porto), Samuel o convidou para uma refeição especial ao lado dos seus amigos mais próximos. O profeta foi receptivo, agradeceu a presença de cada um e fez de tudo para que todos se sentissem bem-vindos e confortáveis em sua casa.

Se alegra com a vontade do Pai 

A felicidade ficou estampada no rosto do profeta ao ungir Saul como o primeiro rei de Israel. Samuel se alegrou por cumprir a vontade do Senhor e continua ensinando a todos com seu testemunho, como quando explicou ao israelita por que Deus o escolheu, entre tantos homens, para liderar a nação.

Acompanhe a superprodução Reis de segunda a sexta, às 21h, e, aos sábados, confira os melhores momentos da série no mesmo horário, na tela da Record TV.

imagem do author
Colaborador

R7 / Fotos: Blad Meneghel/Record TV e Reprodução