"Eu tinha uma vida sexual muito ativa e minha esposa tirou isso de mim"
No programa Escola do Amor Responde, o aluno João buscou a ajuda dos professores Renato e Cristiane Cardoso para lidar com a falta de intimidade sexual em seu casamento. Ele contou que a ausência de relações com a esposa tem lhe causado estresse e que o principal motivo para continuar na relação é o filho deles de cinco anos.
JOÃO – Tenho 50 anos e eu tinha uma vida sexual muito ativa, mas a minha esposa tirou isso de mim. Quando a procuro, ela sempre fala: “Depois a gente faz”. Mas esse depois demora muito, às vezes, uma semana, e isso está acabando com meu casamento. Temos um filho de cinco anos e, na verdade, o que está me segurando nesse casamento é ele. Ela é uma mulher maravilhosa para mim, muito responsável e uma excelente mãe, mas peca nisso. Já passamos até um mês sem ter nenhuma relação. Isso me estressa muito e influencia nosso relacionamento. Por favor, me ajudem, não quero acabar meu casamento.
CRISTIANE – Com certeza, sua esposa tem algum problema e não está falando isso para você. Não é normal uma mulher casada ficar evitando relações com o marido. Ela deve dizer que está cansada, que não está a fim, que está com dor de cabeça. É claro que isso pode acontecer, mas normalmente são desculpas. Existe um problema aí, mas você já conversou com ela sobre isso ou só está reagindo dessa maneira? Você precisa perguntar: “Está acontecendo alguma coisa? Tem algo que eu possa ajudar? Estou fazendo algo de errado?”. Isso é muito importante. Existe uma razão para o comportamento dela e é isso que você tem que descobrir para resolver o problema. Você não vai resolver nada se ficar ressentido, pensando em pôr fim ao casamento.
RENATO – Na cabeça de muitos cônjuges, a vida sexual no casamento é opcional. Um dos parceiros ou até os dois agem como se o sexo não fosse essencial e pensam: “O importante é que estamos juntos e somos amigos”, mas ninguém se casa para ser amigo. Uma das razões pelas quais nós nos casamos é a vida sexual. O sexo não é complemento, é uma das partes principais de um casamento. Ele não é só físico, embora a cultura atual banalize o seu significado.
CRISTIANE – João, vejo que você também está tratando o sexo como se fosse algo banal. Há um problema entre você e sua esposa, mas você não quer olhar para isso e resolver a questão, você só vê sua necessidade física e está até pensando em deixar o casamento porque seu desejo não está sendo satisfeito.
RENATO – Essa sua forma de pensar, João, provavelmente transparece na comunicação com a sua esposa. Você a faz sentir que o problema é apenas relacionado ao seu prazer. Você não deve tratar a falta de sexo como uma necessidade pessoal, pois a vida sexual também deve ser uma fonte de prazer para sua esposa. Qualquer coisa que você fizer no casamento com base no egoísmo dará errado e a outra parte terá resistência.
CRISTIANE – Assim como muitos solteiros tratam o sexo como algo físico e banal, muitos casados também o tratam dessa forma. Eles pensam: “Estou precisando, então a outra pessoa tem que me atender, tem a obrigação de fazer isso”. Desse jeito a situação fica realmente difícil, principalmente para a mulher.
RENATO – João, você também deve focar na necessidade da sua esposa. Há um bloqueio entre os dois e você precisa furar essa resistência para entender o que ela gosta e quer, para que ela tenha prazer em se relacionar com você. Seu foco não deve ser no seu prazer pessoal, pois isso é uma consequência de uma boa relação a dois. Nós fizemos uma palestra chamada Sexo em um Casamento Blindado para ajudar casais que têm dificuldade para falar sobre esse tema. Ela está disponível na plataforma Univer Vídeo. Você e sua esposa podem ver esse conteúdo e conversar abertamente sobre o assunto.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo