Estudo aponta que a solidão é mais forte entre os adolescentes

O livre acesso às tecnologias é um dos fatores que colaboraram para que isso acontecesse

Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que a solidão é mais forte entre os adolescentes.

  • De acordo com a pesquisa, 3,2% dos entrevistados, entre 13 e 15 anos, afirmaram não ter amigos.
  • Ainda segundo o estudo, dois fatores colaboraram para que isso acontecesse: o isolamento da pandemia de Covid-19 e o livre acesso às tecnologias. Ambos fizeram com que as pessoas se distanciassem ainda mais.
  • Muitos pais dizem que incentivam o contato presencial dos filhos para que novas amizades sejam feitas.

Assista à matéria exibida no “Fala Brasil”, da Record TV:

A influência dos pais sobre os filhos:

Muitas vezes, por mais que os adolescentes neguem, eles carregam muita influência da família e isso é visto, especialmente, nas suas atitudes e nas relações que constituem. Por isso, o papel dos pais é fundamental para orientar bem os filhos quanto ao seu caráter e tipo de comportamento que terão diante das situações que a vida apresentar.

Por exemplo, em relação a uma demanda da sociedade de hoje em dia, que é o gasto do tempo com as telas. Isso se reflete no âmbito familiar e na qualidade da relação entre pais e filhos. Em recente entrevista ao programa “Fala Que Eu Te Escuto”, sobre a importância do tempo na relação entre pais e filhos, a psicóloga Telma Abrahão explicou que é muito importante a qualidade do tempo que os pais passam com os filhos.

  • “Cabe aos pais também entender a importância de sair do celular, sair das telas para interagir com os seus filhos. A gente precisa encontrar dentro do nosso dia a dia oportunidades de oferecer um ambiente enriquecedor para os nossos filhos”, destacou a especialista.

Os papéis que Deus designou aos pais:

Certamente, um dos maiores desafios, hoje, é criar filhos. Deus concedeu aos pais autoridade e responsabilidade, não só de criar e educar, mas também de abençoar. Em recente mensagem, durante o Encontro com Deus, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa Cristiane Cardoso explicaram sobre os papéis que Deus designou a pais e mães.

  • “Tradicionalmente, o papel do pai é o que está associado à ordem e à disciplina. Assim como o papel da mãe está associado ao cuidado e carinho (…) Tem que ter os dois lados. O ser humano precisa da justiça, da ordem e da disciplina, mas também precisa da misericórdia, da compaixão e do perdão”, comentou o Bispo.

Cristiane ainda pontuou que pai e mãe devem entender que eles não são representados, mas, sim, representam Deus e Igreja, respectivamente. Dessa maneira, devem entender também o valor de cada um na vida dos filhos.

  • “A Palavra de Deus fala que o pai representa Deus na vida do filho. E a mãe representa a Igreja, o Espírito Santo. Ela tem que ter essa sensibilidade de saber o que está acontecendo, como pode acrescentar (…); você é a Igreja e pode levar o seu filho a ter um relacionamento com Deus, a conhecer a Deus através do seu testemunho, das suas orações, do seu comportamento”, enfatizou.

Participe de um encontro de fé na Universal:

Neste domingo, compareça ao Templo de Salomão. As reuniões acontecem às 7h, 9h30 e 18h. Ou participe em uma Universal mais próxima de você. Confira os endereços aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock