Esaú e Jacó: gêmeos com atitudes bem diferentes

A novela Gênesis mostra como o comportamento dos irmãos determinou o destino deles

Imagem de capa - Esaú e Jacó: gêmeos com atitudes bem diferentes

Entre tantos exemplos de fé e superação da Bíblia, encontramos Esaú e Jacó, filhos gêmeos de Isaque e Rebeca. É a partir deles que se originou a grande nação prometida por Deus a Abraão e Sara.

A atual fase da novela Gênesis, da Record TV, tem como foco os dois irmãos cujo destino foi revelado por Deus a Rebeca (Bárbara França/Martha Mellinger) quando ela ainda estava grávida. “O Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.” (Gênesis 25.23).

Esaú (interpretado por Cirilo Luna) foi o primeiro a nascer e, por isso, tinha direito à bênção da primogenitura. Ele era forte, ruivo e coberto de pelos. Jacó (Miguel Coelho), por sua vez, recebeu seu nome porque nasceu agarrado ao calcanhar do irmão. Por mais que fossem gêmeos, a aparência e a personalidade deles eram totalmente diferentes e exemplificavam bem as duas nações citadas por Deus.

A novela mostra que Jacó era tranquilo, bondoso e se identificava mais com os afazeres domésticos. Rebeca, que já tinha conhecimento da revelação de Deus, era mais próxima dele. Isaque (Guilherme Dellorto/Henri Pagnocelli), porém, era mais apegado a Esaú pelo fato dele ser o primogênito e um caçador nato, impulsivo e aventureiro.

A trama mostra que as diferenças entre os irmãos foram ficando cada vez mais evidentes. Jacó sempre desejou o lugar de seu irmão e conhecia a importância da bênção, mas se sentia em desvantagem. Por outro lado, Esaú era um líder nato e tinha todos os atributos necessários para manter a primogenitura, mas a desprezou porque era imediatista. Enquanto Esaú se achava autossuficiente, Jacó se considerava inferior.

Certo dia, Jacó viu uma oportunidade para alcançar seu desejo. Esaú tinha voltado de uma caçada e ansiava por comida. Jacó, então, se aproveitou da fraqueza do irmão para propor a troca da bênção da primogenitura por um guisado de lentilhas, como está escrito em Gênesis 25.32-34: “E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje.

E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”.

A BÊNÇÃO
Os anos passaram e, quando Isaque percebeu que estava em seus últimos dias de vida, decidiu chamar Esaú para lhe dar a bênção da primogenitura. Ele solicitou que o filho preparasse um guisado e fosse ao seu encontro. Ao ouvir o pedido, Rebeca avisou Jacó e pediu que ele trouxesse animais para o guisado e se disfarçasse para, assim, receber o que era de seu irmão. Isaque já não enxergava e, quando perguntou quem era o filho que estava diante dele, Jacó respondeu “sou Esaú” e, dessa forma, tomou a bênção.

Lições
Como Esaú, hoje muitas pessoas estão amarguradas e perdidas porque trocaram a bênção de Deus por algo que parecia mais satisfatório e depois se arrependeram.

No entanto também é possível aprender com as atitudes e falhas de Jacó. Depois que recebeu a bênção, ele fugiu da ira de seu irmão, que queria matá-lo, mas a imagem de enganador o acompanhou por muito tempo. Ele prosperou, casou e teve filhos, mas o passado de mentira e a culpa ainda estavam com ele, o que lhe tirava a paz. Hoje há cristãos que estão assim: vivem na Igreja, mas a mentira lhes rouba o sossego.

Depois de muitos anos e ainda trazendo em si a marca do erro, Jacó encarou a realidade e passou pelo Vau de Jaboque, onde lutou com Deus e teve seu nome e vida finalmente transformados.

O Bispo Renato Cardoso explicou o que a trajetória de Jacó nos ensina: “ele estava acostumado a ficar preso a coisas e pessoas desde o nascimento, quando nasceu agarrado no calcanhar do irmão. Quando ele ficou sozinho com Deus, se desprendeu de tudo o que tinha. Ali Deus mostrou que era preciso mudar o que estava dentro dele, pois ele poderia ter mulheres, rebanhos e conquistas, mas, se não mudasse primeiramente por dentro, continuaria infeliz”.

A novela Gênesis vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, na Record TV, com reprise dos melhores momentos aos sábados. Acompanhe também as novidades da superprodução pelas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Reprodução